Topo

Governo indiano recebe ofertas de quase US$10 bi em leilão de telecom

04/03/2015 17h45

MUMBAI (Reuters) - O mais recente leilão de radiofrequências para redes de telecomunicações da Índia começou forte nesta quarta-feira, com o governo recebendo lances de cerca de 617 bilhões de rúpias (9,9 bilhões de dólares), de acordo com dados da licitação.

As líderes de mercado Bharti Airtel e a unidade local da Vodafone estão entre as oito empresas que fizeram ofertas pelas alocações de 20 anos em quatro bandas de espectro em um leilão no qual o governo espera arrecadar 13,3 bilhões de dólares.

Dados divulgados pelo Departamento de Telecomunicações após seis rodadas de licitação no primeiro dia do leilão mostraram forte interesse na banda de 900 megahertz, atualmente utilizada para serviços de voz, mas que também pode transportar dados 3G de alta velocidade e tem mais alcance do que a freqüência mais alta, com maior capacidade, de 1800 e 2100 MHz.

O leilão pode levar dias ou mesmo semanas, dependendo do número de ofertas. O governo não vai divulgar as propostas específicas de cada empresa até o fim do leilão.

(Por Aman Shah in Mumbai)