Topo

Super Mario irá para celulares com investida da Nintendo em jogos para smartphones

Nintendo pretende entrar no mundo dos jogos móveis - Divulgação
Nintendo pretende entrar no mundo dos jogos móveis Imagem: Divulgação

Teppei Kasai

Em Tóquio

17/03/2015 11h54

A Nintendo vai se aventurar no ramo de jogos para smartphones, atentendo pedidos de investidores para impulsionar a receita levando personagens icônicos como o Mario para jogadores que cada vez mais se afastam de seus consoles.

A Nintendo, que já deu um alerta de que seu lucro operacional anual cairá pela metade por vendas fracas de consoles, disse nesta terça-feira que está fazendo uma parceria com a empresa de jogos online DeNA para desenvolver e operar aplicativos de jogos.

As duas companhias também lançarão ainda este ano um serviço de assinatura acessível em dispositivos móveis e também no console Wii U e o portátil 3DS da Nintendo.

"Isso nos permitirá construir uma ponte entre dispositivos inteligentes e consoles", disse o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, para repórteres. "Isso não significa que dispositivos inteligentes vão começar a roubar espaço dos consoles, isso criará um tipo totalmente novo de demanda".

Investidores há muito vêm pedindo para que a Nintendo mude seu foco para dispositivos móveis após perder consumidores tanto para desenvolvedores de aplicativos de jogos para smartphones quanto para rivais de console como a Sony e a Microsoft, que têm o PlayStation e o Xbox, respectivamente.

A companhia até agora havia resistido a estes pedidos, colocando suas esperanças em games de sucesso como o "Mario Kart 8". Em janeiro, no entanto, a companhia cortou pela metade sua meta de lucro operacional para o ano fiscal até março para 20 bilhões de ienes (169 milhões de dólares), citando vendas fracas do portátil 3DS na temporada de compras de final de ano.

Sob a parceria, a Nintendo e a DeNA vão comprar um número de ações equivalente a 22 bilhões de ienes uma da outra. Como resultado, a Nintendo vai comprar 10 por cento da DeNA, enquanto a DeNA vai adquirir uma fatia de 1,2 por cento na Nintendo.

Embora Iwata não tenha revelado quaisquer detalhes sobre o primeiro jogo móvel da Nintendo, ele disse que não será uma adaptação dos famosos títulos de console da companhia.

Ele disse também que a Nintendo está desenvolvendo o NX, uma nova plataforma de jogos, mas não quis dar mais detalhes.