Topo

Microsoft permitirá aplicativos Android em telefones com Windows, dizem fontes

Bill Rigby

Em San Francisco

29/04/2015 15h00

A Microsoft vai permitir aplicativos do sistema rival Android, do Google, em seus celulares com sistema operacional Windows ainda neste ano, numa tentativa de atrair usuários para seus dispositivos sem popularidade, disseram nesta quarta-feira duas fontes familiarizadas com o assunto.

A decisão marcará uma mudança radical na estratégia para a Microsoft, que ainda domina o mercado de computadores pessoais, mas que não conseguiu tração em tablets e telefones, em parte devido à falta de aplicativos.

A Microsoft se descobriu num círculo vicioso, já que muitos desenvolvedores não criam aplicativos para telefones com Windows pois eles têm poucos usuários, e poucas pessoas usam os smartphones por terem menos aplicativos do que celulares com Android ou aparelhos da Apple.

Permitir aplicativos Android em seus telefones e tablets pode ser um atalho para escapar dessa armadilha. A Microsoft também avalia permitir aplicativos de outras plataformas em seus celulares, disse uma fonte, abrindo as portas a milhares de aplicativos para o iOS da Apple.

As fontes pediram anonimato pois não estarem autorizadas a falar publicamente sobre o assunto.

A estratégia arrisca tornar os telefones com Windows menos atraentes se forem vistos meramente como emulações de dispositivos da Apple ou que usam Android. Mas a Microsoft pode não ter escolha, segundo analistas.

"A abordagem deles reconhece que o código para um aplicativo móvel pode começar a partir de várias fontes", disse Al Hilwa, analista da empresa de pesquisa de tecnologia IDC. "A única abordagem para ser bem-sucedido hoje é reconhecer os vários ecossistemas de desenvolvedores que existem".

A Microsoft deve fazer o anúncio em sua conferência de desenvolvedores em San Francisco nesta quarta-feira.