Topo

Obama estreia conta pessoal no Twitter: "É o Barack. De verdade!"

Reprodução/Twitter/@ks44
Imagem: Reprodução/Twitter/@ks44

Roberta Rampton

Em Washington

18/05/2015 14h40

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou a primeira mensagem de sua conta pessoal no Twitter, nesta segunda-feira, e rapidamente ganhou dezenas de milhares de seguidores, na mais recente iniciativa da Casa Branca para ampliar a presença nas redes sociais.

"Olá, Twitter! Aqui é o Barack. De verdade! Depois de seis anos finalmente me deram minha própria conta", tuitou Obama em sua conta @POTUS (abreviação em inglês de presidente dos Estados Unidos), que conquistou mais de 217 mil seguidores nos primeiros 45 minutos.

A página no Twitter mostra uma imagem de Obama, de sua família e de líderes de direitos civis cruzando a ponte Edmund Pettus na cidade de Selma, no Alabama, no 50º aniversário do Domingo Sangrento, no início deste ano. Ele se descreveu como "pai, marido e 44º presidente dos Estados Unidos" e passou a seguir os times esportivos de sua amada Chicago e membros essenciais de sua equipe na Casa Branca, entre outros.

Obama também está seguindo os ex-presidentes George H. W. Bush e Bill Clinton, mas não a conta @HillaryClinton, que pertence à sua ex-secretária de Estado e favorita para obter a vaga democrata na eleição presidencial de 2016.

Não foi a primeira vez que Obama usou a ferramenta. Ele assinou tuítes da conta @WhiteHouse (Casa Branca) com suas iniciais "-bo" algumas vezes, e também usou @BarackObama, que é uma conta administrada pela ex-equipe de campanha do mandatário.

A conta @POTUS será "uma nova maneira para o presidente Obama se envolver diretamente com o povo norte-americano, com tuítes exclusivamente seus", disse Alex Wall, estrategista de mídia social da Casa Branca, em um blog. Quando Obama concluir seu segundo mandato, a conta @POTUS será passada para futuros presidentes, esclareceu Wall em um tuíte.