Topo

Vodafone assina carta de intenções com Wind para fibra ótica na Itália

29/05/2015 19h04

MILÃO (Reuters) - A britânica Vodafone e a unidade da holandesa Vimpelcom de telefonia móvel na Itália, a Wind, assinaram carta de intenções com acionistas da empresa de banda larga Metroweb para formar uma rede italiana de fibra ótica, disseram as companhias em declaração conjunta.

O acordo vem enquanto o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi pressiona pela atualização da infraestrutura do país, num plano de 12 bilhões de euros vital para modernizar a economia.

A Roma vê a Metroweb, parcialmente detida pelo Estado e que tem atraído interesse de compra da Telecom Italia, como parte de um plano multibilionário.

No comunicado nesta sexta-feira, as empresas disseram que o projeto foi aberto a outros operadores e investidores, dispostos a prosseguir metas estabelecidas pelo governo. Um decreto detalhando o plano de banda larga é esperado nos próximos dias.

A Telecom Italia tinha proposto uma aquisição gradual da Metroweb. Mas sua proposta foi rejeitada pelo governo, que prefere a abertura do capital da Metroweb a todos os operadores.

Se a carta de intenções levar a um acordo, isso colocaria pressão sobre a Telecom Italia, que avança com o seu próprio plano de investimentos para modernizar sua rede de cobre e levar conexões mais rápidas de Internet para consumidores italianos.

(Reportagem de Danilo Masoni)