Topo

BBC pede desculpas por tuíte sobre falso problema de saúde da rainha Elizabeth

03/06/2015 09h40

LONDRES (Reuters) - A rede britânica BBC pediu desculpas nesta quarta-feira depois que uma jornalista da emissora publicou uma mensagem no Twitter por engano dizendo que a rainha Elizabeth, da Grã-Bretanha, estava doente e tinha sido levada ao hospital.

A monarca de 89 anos, que em setembro irá se tornar a soberana há mais tempo no poder no país, de fato esteve no hospital londrino King Edward VII para seu exames anuais, informou o Palácio de Buckingham, a residência oficial da realeza. ?Tratou-se de uma consulta de rotina, pré-agendada. A rainha já deixou o hospital?, disse uma porta-voz.

A declaração do palácio foi emitida depois de um tuíte de uma jornalista da BBC dar a entender que Elizabeth tinha sido levada às pressas para um hospital para um tratamento. Mais tarde a jornalista apagou o tuíte e pediu desculpas pelo que afirmou ter sido uma ?pegadinha boba?.

A BBC declarou em um comunicado: ?Durante um ensaio técnico para um obituário, tuítes foram enviados por engano da conta de uma jornalista da BBC dizendo que um membro da família real adoeceu. Os tuítes foram rapidamente apagados e pedimos desculpas por qualquer ofensa?.

A rainha reduziu suas atividades públicas nos últimos anos, e o príncipe herdeiro Charles tem assumido mais eventos oficiais. Entretanto, ela compareceu à abertura oficial dos trabalhos do Parlamento, na semana passada, e tem um compromisso ainda nesta quarta-feira no Palácio de Buckingham.

Quando foi hospitalizada em março de 2013 com sintomas de gastroenterite, foi a primeira vez em uma década que a monarca precisou de tratamento hospitalar.

(Por Michael Holden)