Topo

Com controle de capital, gregos podem clicar, mas não comprar

30/06/2015 12h19

Por Tom Bergin

LONDRES (Reuters) - Segunda-feira foi o dia em que a música morreu para milhares de pessoas que fazem download e ouvem música online na Grécia.

A imposição dos controles de capital, no domingo à noite, significa que os gregos não podem mais comprar bens ou serviços de vários grandes fornecedores internacionais pela Internet, como Google, Apple e Facebook.

As transferências de fundos para fora da Grécia foram banidas para impedir o colapso do sistema bancário depois que o primeiro ministro grego, Alexis Tsipras, rejeitou os termos de uma oferta de resgate apresentada pelos credores internacionais.

Os controles significam que os pagamentos via cartões de débito e crédito para contas fora da Grécia estão proibidos.

A medida representa um problema para grandes varejistas online, lojas que vendem música para download e companhias áreas, que vendem para clientes na Europa a partir de subsidiárias centralizadas de transações, algumas em Luxemburgo e na Irlanda, por razões tributárias.

Desde segunda-feira, muitos gregos descobririam que não podem mais fazer pagamentos online para essas empresas. "Eu tentei pagar 3 euros ao Facebook por um pequeno anúncio, mas meu cartão foi rejeitado na hora", disse o consultor grego de comércio eletrônico Panayotis Gezerlis.

Ele afirmou que também não conseguiu comprar música por meio do Google e fazer pagamento com cartão bancário via a unidade de transações do eBay, o Paypal.