Topo

Grupos alemães ProSieben e Springer negociam fusão, dizem fontes

06/07/2015 20h41

Por Alexander Hübner e Jörn Poltz

MUNIQUE/FRANKFURT (Reuters) - A empresa de mídia ProSiebenSat.1 e a editora Axel Springer, ambas alemãs, reativaram negociações para uma fusão, buscando consolidar sua aposta em mídia digital, disseram duas fontes familiarizadas com o tema nesta segunda-feira.

A Axel Springer, editora do tabloide mais vendido da Europa, o Bild, e a ProSieben, emissora de programas de TV como o Next Topmodel, se apressam para se adaptarem a mercados em rápida transformação.

A Springer tinha tentado comprar a ProSieben uma década atrás, mas o negócio foi bloqueado pelas órgãos de defesa da concorrência, que temiam que a empresa combinada tivesse muita influência sobre a opinião pública.

A capitalização de mercado combinada dos grupos é de cerca de 14,43 bilhões de euros, com a ProSieben valendo aproximados 9,8 bilhões.

"Existe a intenção, mas as conversas estão num estágio muito inicial", disse uma das fontes.

A notícia das negociações para fusão foi noticiada pela primeira vez pelo Wall Street Journal, que citou fontes dizendo que as duas empresas estavam considerando um acordo.

Como os consumidores usando cada vez mais smartphones e tablets para assistir a vídeos e ouvir música, emissoras tradicionais como a ProSieben estão expandindo ofertas de mídia on-line para competir com Netflix, Amazon e HBO.

Já a Springer tem se afastado de publicações exclusivamente impressas e está migrando para produtos digitais, seguindo o New York Times, o Wall Street Journal e o Financial Times.