Topo

Baixa previsão de lucro sugere que Samsung errou a mão com Galaxy S6

2.mar.2015 - Galaxy S6 Edge foi lançado em março em evento realizado em Barcelona - Guilherme Tagiaroli/UOL
2.mar.2015 - Galaxy S6 Edge foi lançado em março em evento realizado em Barcelona Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Se Young Lee

Em Seul

07/07/2015 12h56

A gigante sul-coreana de tecnologia Samsung indicou nesta terça-feira (7) ganhos menores do que esperado no segundo trimestre, resultado da escassez de fornecimento que prejudicou o lançamento de seu último smartphone, e da demanda fraca em mercados-chave, que deve ter pressionado as vendas.

A previsão sugere que a Samsung, que está numa trajetória gradual de recuperação, vai lutar para reproduzir o crescimento explosivo da virada da década, enquanto a competição entre os modelos de smartphones se intensificava em um mesmo momento em que a demanda caía na China e na Europa.

O lucro operacional do segundo trimestre caiu por volta de 4 por cento ante mesmo período do ano anterior, a 6,9 trilhões de wons (6,13 bilhões de dólares), disse a empresa em comunicado, seu melhor lucro em quatro trimestres, mas também o sétimo período consecutivo de declínio anual.

A projeção média da Thomson Reuters I/B/E/S é de lucro de 7,2 trilhões de wons, segundo pesquisa de 39 analistas.

A espectativa é que o lucro anual da Samsung se recupere neste ano depois da mínima de 3 anos em 2014, mas esses papéis têm caído nos últimos meses, em meio a dúvidas sobre as vendas do novo smartphone Galaxy S6.

A falha na tentativa de fazer telas suficientemente curvas nos modelos S6 edge deve pesar sobre os resultados, acreditam analistas. Embora a Samsung diga que o problema foi solucionado, pode ser muito tarde para se recuperar, diante da competição por novos dispositivos de alta tecnologia com a Apple, que deve lançar seu mais novo Iphone em setembro