Topo

Nokia e Alcatel-Lucent divulgam fortes resultados conforme fusão se aproxima

30/07/2015 19h56

PARIS/HELSINQUE (Reuters) - As ações das fabricantes de equipamentos de telecomunicações Nokia e Alcatel-Lucent subiram na quinta-feira após ambas divulgarem fortes resultados trimestrais, dando um sinal positivo a frente de sua fusão pendente.

A aquisição da Alcatel-Lucent pela Nokia por 15,6 bilhões de euros, anunciada no meio de abril, visa posicionar a companhia para competir melhor com a líder de mercado Ericsson e a potente chinesa de baixo custo Huawei, forjando uma forte segunda posição em aparelhos móveis com uma linha de produtos mais completa.

Mas com a competição no setor continuando intensa e a demanda por operadoras de telecomunicações moderada, alguns investidores ainda têm preocupações sobre a união.

As ações da Nokia subiram 7,8 por cento, enquanto a Alcatel ganhou 5,7 por cento, tendo caído 20 por cento e 27 por cento respectivamente nos últimos três meses, frente uma queda de 20 por cento da Ericsson.

No segundo trimestre, a Nokia, terceira maior fabricante de equipamentos de redes de telecomunicação do mundo, divulgou um aumento surpreendente nos lucros e margens, ajudada por lucrativas vendas de softwares e uma recusa em perseguir contratos de margens baixas.

As vendas do segundo trimestre da Alcatel-Lucent foram ligeiramente mais baixas que as expectativas, mas o lucro de operações e margens superaram o consenso, conforme o foco no corte de custos superaram a fraca demanda dos Estados Unidos.

(Por Leila Abboud e Jussi Rosendahl; reportagem adicional de Eric Auchard)