Topo

Hackers derrubam parte de site da procuradoria federal da Alemanha

03/08/2015 11h30

BERLIM (Reuters) - Hackers bloquearam parte do site da procuradoria federal da Alemanha, disse uma porta-voz nesta segunda-feira, mas ela não pôde revelar quaisquer detalhes sobre o escopo do ataque ou possíveis responsáveis.

Na quinta-feira, dia anterior ao ataque ter sido notado, o departamento do procurador havia dito que investigaria o website netzpolitik.org por traição.

O blog sobre liberdades civis publicou dois artigos em fevereiro e abril, acerca de planos para aumentar a vigilância estatal de comunicações online e a criação de uma unidade especial para monitorar mídias sociais, que segundo a agência de inteligência doméstica da Alemanha foram baseados em documentos confidenciais vazados.

O ataque deixou parte do site da procuradoria temporariamente inacessível, retornando a mensagem de erro "o banco de dados não existe" quando usuários tentavam abrir comunicados à imprensa, disse a porta-voz.

A investigação contra o netzpolitik foi suspensa na sexta-feira para que especialistas possam deicidir se os documentos em questão contêm segredos de Estado.

(Por Norbert Demuth)