Topo

Disney aposta em vídeos no YouTube para atrair atenção para brinquedos de "Star Wars"

02/09/2015 18h50

LOS ANGELES, Estados Unidos (Reuters) - Quando o entusiasta de tecnologia e cultura geek Chris Pirillo comprou um iPhone 6 ano passado, ele correu para casa para transmitir a si mesmo tirando o celular da caixa ao vivo no YouTube.

O vídeo atraiu quase 50 mil visualizações e é parte da crescente mania de "unboxing", peça central de um evento global ao vivo promovido pela Walt Disney nesta quarta-feira para revelar novos brinquedos baseados no filme "Star Wars: O Despertar da Força", que estreia em dezembro.

O objetivo? Aquecer o público para o evento "Force Friday" ("Sexta-feira da Força), marcado para 4 de setembro. Neste dia os novos brinquedos de "Star Wars" e outros produtos de empresas como Hasbro e Lego serão lançados nas lojas e na Internet em todo o mundo.

O evento da Disney, que será transmitido online, é a adoção de maior nível até agora envolvendo a prática de "unboxing", quando as pessoas filmam a si mesmas abrindo e experimentando novos brinquedos e aparelhos eletrônicos.

"Isso realmente criou a oportunidade perfeita para levar os novos produtos diretamente aos fãs", disse Josh Silverman vice-presidente de licenciamento global de produtos para consumidores da Disney.

Para os produtores de vídeos de unboxing que conseguem atrair grandes audiências, trata-se de um grande negócio.

Dezoito dos 100 principais canais do YouTube são devotados a brinquedos e a vídeos que exibem brinquedos sendo desembalados. A categoria somou 8,1 bilhões de visualizações de janeiro a março, segundo dados levantados pela Disney.

Alguns dos autores de vídeos de unboxing podem conseguir milhões de dólares com anúncios em seus vídeos ou, em alguns casos, junto a fabricantes que pagam para eles exibirem seus produtos.