Topo

Adeus Google, olá Alphabet

02/10/2015 18h45

(Reuters) - Google está prestes a se tornar Alphabet. Após os mercados fecharem nos Estados Unidos nesta sexta-feira, a Alphabet substituirá o Google como a empresa publicamente negociada que abrigará os negócios de busca, anúncios e mapas na Internet, o YouTube, e a unidade para investimento em companhias iniciantes de capital fechado (ventures), como os carros autônomos do Google.

As ações classe A do Google e classe C se converterão automaticamente no mesmo número de ações classe A e classe C da Alphabet e começarão a ser negociadas na Nasdaq a partir de segunda-feira. O código de negociação não mudará.

A reformulação estrutural, anunciada em agosto, foi pretendida para separar o negócio principal da empresa de ventures como as de carros autônomos, lentes de contato que monitoram níveis de glicose e balões de alta altitude conectados à Internet.

O negócio principal será chamado Google e operará como uma subsidiária totalmente controlada pela Alphabet. Sundar Pichai comandará o Google.

A Alphabet será administrada pelo cofundador do Google, Larry Page, e cada um de seus negócios terá o próprio presidente-executivo.

Investidores comemoraram a mudança, dizendo que isso lhes dará grande visibilidade dentro da performance financeira do altamente rentável negócio principal do Google.

(Por Anya George Tharakan)