Topo

SolarCity promete painel de energia solar fotovoltaica mais eficiente

02/10/2015 11h24

(Reuters) - A SolarCity Corp, maior instaladora de painéis fotovoltaicos dos Estados Unidos, disse nesta sexta-feira que produziu uma placa que é a mais eficiente da indústria em transformar a luz do sol em eletricidade.

A companhia, que entrou na produção de equipamentos solares por meio da aquisição da Silevo no ano passado, vai fabricar os painéis em uma grande unidade que está sendo construída em Buffalo, Nova York. A planta iniciará operações em 2017.

A SolarCity, que é apoiada pelo fundador da Tesla Motors, Elon Musk, tem cada vez mais ido além de seu negócio primário, a instalação de painéis solares, em um esforço para continuar baixando os custos para que os consumidores adotem a tecnologia.

Testes realizados por terceiros mediram a eficiência do painel da SolarCity em 22,04 por cento, ante 21,5 por cento da SunPower, produtora norte-americana que há tempos diz ter os equipamentos mais eficientes da indústria.

Atualmente, a SolarCity produz seus painéis em uma fábrica piloto de 100 megawatts em Fremont, Califórnia, próxima a uma fábrica da Tesla. A unidade de Buffalo, de 750 milhões de dólares, terá dez vezes essa capacidade.

Ainda assim, a SolarCity, em acelerada expansão, não produzirá painéis suficientes para atender todos seus clientes, disse o presidente da empresa, Lyndon Rive. Atualmente, a maior parte dos painéis que a empresa instala é produzida na China por empresas como a Canadian Solar, Trina Solar e Yingli Green Energy, entre outras.

(Por Nichola Groom)