Topo

Huawei vê vendas dispararem no 3º tri e desafia Samsung e Apple

Yimou Lee

Em Hong Kong

27/10/2015 16h45

A chinesa Huawei Technologies está programada para ser a grande vendedora de smartphones com maior ritmo de crescimento este ano, disseram analistas, impulsionando sua unidade de luxo para desafiar gigantes da indústria como Samsung e Apple.

A visão otimista ocorreu após a Huawei, a terceira maior fornecedora de smartphones do mundo em volume, relatar nesta terça-feira que as vendas de smartphones saltaram 63 por cento no terceiro trimestre em comparação com 27,4 milhões de aparelhos no ano anterior. As vendas de dispositivos topo de linha também cresceram, um alvo essencial para a Huawei, que busca mudar sua imagem de fornecedora de aparelhos populares.

Os números de julho a setembro colocam a Huawei no rumo para movimentar 100 milhões de smartphones este ano, 33 por cento a mais do que em 2014. Isto significaria que a empresa superaria a estimativa de crescimento para grandes rivais como Apple, Xiaomi e Inovo, disseram analistas.

"É difícil encontrar um competidor sólido para a Huawei para o terceiro lugar (após Samsung e Apple) no curto prazo. É um crescimento impressionante," disse Nicole Peng, diretora da Ásia-Pacífico na empresa de pesquisas Canalys.

A Huawei permanece como uma distante terceira colocada, com uma parcela no mercado de smartphones avaliada em 7 bilhões de dólares no segundo trimestre, cerca de um quinto das participações de Apple e Samsung, de acordo com a Canalys.

Ainda assim, analistas dizem que a transformação da marca para modelos de qualidade com maior margem, assim como fortes relações com operadoras de telecomunicações em casa e no exterior, estão ajudando agora a consolidar sua posição no top 3 global.