Topo

Bill Gates iniciará iniciativa multibilionária para tecnologias limpas

27/11/2015 18h34

NOVA YORK/PARIS (Reuters) - O cofundador da Microsoft, Bill Gates, lançará uma pesquisa bilionária sobre energias limpas e uma iniciativa de desenvolvimento com líderes de Estado na segunda-feira, na abertura da conferência sobre mudanças climáticas das Nações Unidas em Paris, disse o governo francês nesta sexta-feira.

Gates, um grupo de países desenvolvidos e em desenvolvimento lançarão a Iniciativa Tecnologia Limpa, na qual se comprometerão em duplicar seus orçamentos para desenvolvimento e pesquisa em tecnologia para energias limpas até 2020 e investidores privados impulsionarão seus próprios investimentos no setor.

O acesso a tecnologias limpas representará um papel fundamental em um acordo global para combater as mudanças climáticas. Mais de 190 países negociarão um novo pacto em Paris a partir de 30 de novembro até 11 de dezembro na COP-21.

França, EUA, Índia, Coreia do Sul, Indonésia, Arábia Saudita, Austrália, Canadá e Noruega disseram que vão se juntar, disse à Reuters uma fonte próxima à presidência da conferência.

"O anúncio de Gates deve impulsionar outros países a seguir o exemplo", disse a fonte.

(Por Valerie Volcovici e Emmanuel Jarry)