Topo

Oi anuncia parceria com a Huawei para novas tecnologias e equipamentos

30/11/2015 16h52

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Oi anunciou nesta segunda-feira que parceria com a chinesa Huawei para compra de equipamentos e tecnologias, como parte de um acordo de financiamento previsto com o China Development Bank.

A parceria com a Huawei prevê o uso de tecnologias como big data e inteligência de negócios que vão permitir o desenvolvimento em conjunto de oportunidades de negócios para a operadora no Brasil, disse a Oi, em comunicado.

Além disso, o acordo também prevê a modernização da rede móvel para a tecnologia Single Radio Access Network (RAN) nas redes 2G, 3G e 4G da Oi.

"O acordo vai gerar ganhos operacionais e de eficiência para a Oi e preparar a sua rede para a tecnologia 5G", disse a Oi, que não divulgou qual é a economia esperada com os novos equipamentos.

A empresa de telecomunicações brasileira firmou um memorando de entendimentos com o banco de fomento chinês para um acordo de crédito de 1,2 bilhão de dólares, sendo 50 por cento para o financiamento de dívidas e a outra metade para a compra de equipamentos e serviços da Huawei.

O presidente da Oi, Bayard Gontijo, e o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Oi, Flávio Nicolay Guimarães, estão na China para concluir as negociações do financiamento.

(Por Juliana Schincariol)