Gigantes de tecnologia querem explorar previsão de poluição na China
A poluição do ar na China pode ser um grande negócio. Duas das maiores empresas de tecnologia do mundo, IBM e Microsoft, estão competindo para explorar o nascente mercado de previsão da qualidade do ar nos maiores emissores de carbono do mundo.
Períodos de intensa neblina de poluição envolvendo Pequim impulsionaram as autoridades da capital chinesa a declarar dois "alertas vermelhos" sem precedentes este mês - um alerta para os 22 milhões de habitantes da cidade de que a poluição pesada deve durar mais de três dias.
"Há cada vez mais atenção para o serviço de previsão da qualidade do ar", disse Yu Zheng, pesquisador da Microsoft. "Mais e mais pessoas se importam com essa tecnologia de informações."
Ambas Microsoft e IBM garantiram seus primeiros clientes do governo no ano passado após desenvolverem suas respectivas tecnologias de previsão da poluição em seus laboratórios de pesquisa na China.
O primeiro cliente da IBM foi a agência de proteção ambiental de Pequim, que baseia seus códigos com cores para alertas de poluição na tecnologia. A empresa lançou um "Centro Conjunto de Inovação Ambiental - com funcionários do governo e cientistas da IBM - com a agência no início de dezembro, permitindo que as autoridades façam modelos melhores para cenários de redução de poluição durante os piores episódios.
Por sua vez, a Microsoft assinou um contrato com o Ministério do Meio Ambiente da China e as agências de proteção ambiental das províncias de Fujian e Chengdu, capital da província de Sichuan.
As duas rivais de tecnologia não estão competindo apenas por clientes do governo. Clientes comerciais - em particular as empresas de geração de energia renovável - são outros alvos, junto com os consumidores. Mais de 30 parques de energia solar na China estão usando a tecnologia de meteorologia da IBM, que também pode ajudar a prever a disponibilidade de luz solar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.