Topo

Google pagou à Apple US$1 bi em 2014 para manter barra de pesquisa no iPhone, diz Bloomberg

Funcionário do Google anda de bicicleta na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia (Estados Unidos) - Paul Sakuma/AP
Funcionário do Google anda de bicicleta na sede da empresa em Mountain View, na Califórnia (Estados Unidos) Imagem: Paul Sakuma/AP

22/01/2016 16h12

O Google pagou à Apple US$ 1 bilhão de dólares para manter sua barra de pesquisa no iPhone, informou a Bloomberg, citando uma transcrição de processos judiciais relacionados a ações da pela Oracle contra a gigante de buscas online.

O Google, unidade da Alphabet, dá à Apple uma porcentagem da receita que gera através do iPhone, mas detalhes do acordo nunca foram divulgados.

A Bloomberg, citando uma transcrição anterior ao julgamento do processo Oracle-Google na semana passada, noticiou na quinta-feira que uma testemunha do Google havia revelado que a parcela de receita foi de 34 por cento em algum momento.

No entanto, não ficou claro se a porcentagem representou a quantia mantida pelo Google ou paga à Apple, disse a reportagem. A transcrição judicial usada como fonte para a reportagem da Bloomberg não está mais disponível na internet.

No processo, a Oracle acusa o Google de usar seu software Java sem pagar por ele para desenvolver o Android.

Um advogado da Oracle disse a um tribunal que o Android havia gerado receitas de cerca de 31 bilhões de dólares e lucro de 22 bilhões de dólares desde seu lançamento. Google e Apple não responderam a pedidos de comentários nesta sexta-feira.

(Por Lehar Maan)