Topo

Tentativa dos EUA de desbloquear iPhone ligado a ataque pode influenciar caso em NY, diz Apple

Reprodução/TheVerge
Imagem: Reprodução/TheVerge

25/03/2016 14h16

A Apple disse que as novas tentativas do Departamento de Justiça dos Estados Unidos de desbloquear um iPhone usado por um dos atiradores nos ataques a San Bernardino sem a ajuda da empresa de tecnologia podem eliminar a necessidade de o governo receber sua assistência em um caso semelhante na cidade de Nova York.

A posição da empresa foi explicada em uma carta apresentada na quinta-feira (24) a um tribunal federal do Brooklyn, em Nova York, na qual pediu para adiar a prestação de esclarecimentos referente à apelação do Departamento de Justiça, que recorreu de uma decisão que permitiu à Apple se recusar a desbloquear um iPhone em um caso envolvendo drogas.

A carta foi apresentada depois que promotores dos EUA revelaram, na última segunda-feira (21), que "um participante de fora" mostrou uma maneira possível de abrir o celular na investigação sobre os ataques em San Bernardino, o que a companhia disse eliminar a necessidade de uma ordem exigindo a ajuda da Apple.

Na carta, a Apple afirma que, se o método sendo avaliado no caso San Bernardino também puder ser usado no caso de drogas do Brooklyn, "isso eliminaria a necessidade de assistência da Apple". A porta-voz do Departamento de Justiça não respondeu de imediato a um pedido de comentário nesta sexta-feira. Na carta, a Apple disse que o departamento não se opôs ao adiamento.

(Por Nate Raymond)