Topo

TV da LG vendida na Índia traz tecnologia que espanta mosquitos

TV da LG com a tecnologia Mosquito Away, vendida na Índia - Divulgação
TV da LG com a tecnologia Mosquito Away, vendida na Índia Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/06/2016 13h36

O braço indiano da sul-coreana LG Electronics começou a vender uma televisão com um recurso que repele os mosquitos que podem espalhar doenças como a malária, zika e dengue.

A tecnologia "Mosquito Livre" da TV utiliza ondas ultrassônicas que são inaudíveis para seres humanos, mas levam os mosquitos a voar para longe, segundo a empresa. Foi lançado no país na quinta-feira (17), disse a LG.

A mesma tecnologia, que foi certificada como eficaz por um laboratório independente perto de Chennai, na Índia, tem sido utilizada pela LG em condicionadores de ar e máquinas de lavar, disse a empresa.

A tecnologia, que também funciona quando a TV está desligada, está disponível em dois modelos (com telas de 32 e 43 polegadas) ao preço de 26.500 e 47.500 rúpias indianas (R$ 1.360 e R$ 2.440 respectivamente).

A TV é dirigida a consumidores de baixa renda que vivem em condições que os tornam vulneráveis a mosquitos.

Ela estará à venda no próximo mês nas Filipinas e no Sri Lanka. Kim Sang-yeol, um porta-voz da LG , disse que não há planos no momento para comercializá-las em outros lugares.

A empresa começou a desenvolver o produto antes do surto do vírus zika na América Latina, que tem aumentado a preocupação com a segurança nos Jogos Olímpicos previstos para começar em agosto no Rio de Janeiro.

Em maio, a Organização Mundial de Saúde alertou que o vírus era suscetível de ir à Europa neste verão, com a França sendo um dos países mais em risco entre aqueles que receberam uma classificação de risco "moderado".

A LG disse em seu site que a TV não tem o objetivo de substituir outros dispositivos para afastar mosquitos.