Topo

Toshiba recebe aprovação para venda de unidade de chips em reunião de acionistas

30/03/2017 08h50

Chiba, JAPÃO (Reuters) - Acionistas da Toshiba concordaram em dividir sua estimada unidade de memória flash NAND nesta quinta-feira, pavimentando o caminho para uma venda para levantar pelo menos 9 bilhões de dólares para cobrir custos da unidade nuclear norte-americana que ameaçam a futuro do conglomerado.

A assembleia geral extraordinária, um dia depois que a unidade Westinghouse pediu recuperação judicial, porém, mostrou acionistas zangados com o presidente-executivo Satoshi Tsunakawa, com um deles notando que a administração tinha descrito no ano passado as divisões nuclear e de chips como unidades essenciais no conglomerado.

"Como algo que deveria ser um pilar se transformou em um buraco", disse o acionista, questionando Tsunakawa sobre o negócio nuclear da empresa.

"A Toshiba tornou-se um objeto de riso ao redor do mundo. Você não tem ideia do que está acontecendo", gritou outro.

A Toshiba, que espera registrar uma perda anual líquida de 1 trilhão de ienes (9 bilhões de dólares) neste ano fiscal em razão da baixa contábil na Westinghouse, disse que está vendendo a maior parte ou mesmo toda a unidade que é o segundo maior produtor mundial de chips NAND.

As ofertas iniciais para a venda fecharam na quarta-feira.

(Reportagem de Makiko Yamazaki)