Topo

Ransomware lidera ameaça de cibercrimes em 2017, diz policia europeia

iStock
Imagem: iStock

Toby Sterling

Da Reuters, em Haia (Holanda)

27/09/2017 12h29

O ransomware eclipsou a maioria de outros cibercrimes, disse a agência de policia europeia Europol nesta quarta-feira, citando ataques de alto perfil como o "WannaCry" que atingiram milhões de computadores.

A Europol coordenou várias operações globais bem sucedidas contra cibercriminosos em 2016. Mas governos precisam urgentemente dedicar mais recursos contra desenvolvedores de ferramentas de ataques hackers, disse o chefe da agência.

VEJA TAMBÉM:

"O último ano foi excepcional, dado o tamanho, o tipo e a variedade dos ataques que vimos", disse o diretor da Europol, Rob Wainwright.

A crescente sofisticação na comunidade de crime cibernético, com grupos criminosos se unindo para entregar serviços de cibercrime, está se tornando o principal motor de crescimento do crime online para obter lucros ilegais, disse ele.

O Ransomware "eclipsou a maioria das outras ameaças cibernéticas, afetando de forma indiscriminada vítimas em várias indústrias nos setores público e privado", diz o relatório.

Wainwright disse que a Europol está criando uma unidade especial para lutar contra operações no mercado negro, onde as informações de cartões de crédito são cada vez mais vendidas, além de drogas, afetando as indústrias de varejo, companhias aéreas e hoteleiras.