Topo

Apple enfrenta processos judiciais após divulgar que deixa iPhones mais antigos mais lentos

27/12/2017 09h06

Por Paresh Dave

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Apple lesou usuários de iPhone ao deixar os aparelhos mais lentos sem aviso prévio para compensar o mau desempenho da bateria, de acordo com oito ações judiciais em vários tribunais federais na semana desde que a empresa revelou a mudança de software de um ano.

A mudança pode ter levado os proprietários do iPhone a tentativas equivocadas para resolver os problemas no último ano, afirmam os processos judiciais.

Todas as ações - registradas em cortes distritais dos Estados Unidos na Califórnia, em Nova York e Illinois - buscam ação de classe para representar potencialmente milhões de proprietários de iPhone em todo o país.

Um caso similar foi apresentado em um tribunal israelense na segunda-feira, informou o jornal Haaretz.

     A Apple não respondeu a um email pedindo comentários sobre os processos.

A Apple reconheceu na semana passada pela primeira vez em detalhe que atualizações do sistema operacional divulgadas desde o ano passado para iPhone 6, iPhone 6s, iPhone SE e iPhone 7 incluíram um recurso para "suavizar" a fonte de alimentação das baterias.

Os telefones sem o ajuste desligariam abruptamente por precaução projetada para evitar a queima de componentes, disse a Apple.

A divulgação ocorreu após uma análise em 18 de dezembro da Primate Labs, que desenvolve um aplicativo para medir o desempenho de iPhone, que identificou sinais na velocidade de processamento e concluiu que a mudança do software tinha que estar por trás disso.

(Reportagem de Paresh Dave)