Topo

Prefeitura do Rio vai cobrar 1% de corridas feitas por apps

Rodrigo Viga Gaier

No Rio de Janeiro

26/04/2018 20h28

A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu cobrar 1% das corridas feitas por aplicativos de transporte a partir de maio, informou o governo carioca nesta quinta-feira (26). A cobrança já tinha sido anunciada em decreto, mas o percentual ainda não havia sido decidido --a prefeitura cogitava percentuais entre 1% e 2%.

A cobrança vale para motoristas de aplicativos como Uber, Cabify e outros, mas os motoristas do aplicativo Taxi.rio, criado pela prefeitura para motoristas de táxis convencionais, ficaram isentos.

VEJA TAMBÉM

A estimativa é que a prefeitura carioca arrecade cerca de R$ 40 milhões ao ano com a cobrança que será destinada à educação do trânsito e manutenção de vias. O Estado do Rio de Janeiro tem cerca de 150 mil motoristas que trabalham para aplicativos.

"Esse percentual será cobrado das empresas e corresponde ao direito de uso intensivo sistema viário urbano Rio", disse a prefeitura, acrescentando que as empresas de aplicativos terão que informar dados ao governo municipal, como número de corridas e distância percorrida.

Segundo a prefeitura, o percentual de 1% será válido por 3 meses e pode ser alterado dependendo das informações transmitidas pelas empresas.