Aplicativos gratuitos responderão por 89% dos downloads em 2012

Moacir Drska

  • Divulgação

    Loja de aplicativos da Apple, a App Store, deve apresentar crescimento de 74% comparado ao ano passado

    Loja de aplicativos da Apple, a App Store, deve apresentar crescimento de 74% comparado ao ano passado

Os aplicativos gratuitos vão atingir a marca de 40,5 bilhões de downloads em 2012, informou hoje estudo divulgado pelo Gartner. Segundo a consultoria, essa vertente irá responder por 89% do total de downloads realizados em lojas de aplicativos móveis no ano. Os sistemas pagos, por sua vez, alcançarão um volume de 5 bilhões de downloads no mesmo período.

"Em relação aos aplicativos que os consumidores estão comprando, 90% custam menos de US$ 3", afirmou Sandy Shen, diretora de pesquisas do Gartner. A analista disse que os aplicativos de menor preço - entre US$ 0,99 e US$ 2,99 - irão responder por 87,5% dos downloads pagos de sistemas nesse ano, e por 96% dos downloads em 2016.

A App Store, da Apple, registrará mais de 21 bilhões de downloads em 2012, o que representará um crescimento de 74% sobre o ano passado. De acordo com o Gartner, o número de aplicativos disponíveis está sendo impulsionado pelo lançamento crescente de lojas no mercado. "Essas lojas vão ver sua participação combinada crescer, mas a demanda por aplicativos ainda será dominada pela Apple, Google e Microsoft", observou Brian Blau, diretor de pesquisas do Gartner.

Os analistas ressaltaram, no entanto, que algumas companhias ainda podem conquistar um espaço relevante nesse mercado. "A Amazon tem conseguido atrair os usuários com sua marca forte, presença global e uma boa seleção de conteúdo de alta qualidade, enquanto o recém-lançado Facebook App Center vai se tornar um concorrente poderoso", destacou Sandy.

Últimas de Tecnologia



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos