Brasil deve fechar 2013 com 4 milhões de celulares 4G, diz Anatel

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou que o Brasil deve fechar 2013 com quatro milhões de celulares com tecnologia de quarta geração (4G). Segundo o presidente da agência reguladora, estes são os números que a indústria brasileira de eletroeletrônicos tem trabalhado.

Rezende participou hoje de cerimônia de lançamento dos serviços 4G da Claro nas seis cidades-sedes da Copa das Confederações. Com a inclusão destas novas cidades, a cobertura de serviços 4G da operadora atinge o total de 11 cidades.

O presidente da Anatel ressaltou que não há uma preocupação maior com a qualidade dos serviços 4G na fase inicial de implementação, a exemplo do que ocorreu no processo de estrangulamento das redes de terceira geração (3G) que levou a agência a punir severamente as prestadoras no ano passado. "Neste início, evidentemente que não vai ter este tipo de problema", disse.

Rezende disse ainda que, segundo informações da gerência regional da Claro, a operadora registrou o crescimento de 170% na transmissão de dados no Centro-Oeste.

Como a prestadora detém participação de mercado de 40% em Brasília, os números dão a noção do "tamanho da responsabilidade" da operadora em atender cidades com alto poder aquisitivo que devem demandar fortemente os serviços da nova tecnologia.

Para Rezende, a agência está atenta à evolução do tráfego 4G e à qualidade do serviço. "À medida que aumentar o número de clientes, vai ter que aumentar também o número de sites (antenas de celular)", ressaltou.

Durante o discurso, o presidente da Claro, Carlos Zenteno, disse que a infraestrutura de serviço 4G dispõe de capacidade para atender o crescimento projetado para um ano. Ele ressaltou ainda que, além de investir em redes, aposta no compartilhamento com as demais operadoras.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos