UOL Notícias Tecnologia

29/06/2007 - 09h00

As perguntas mais freqüentes sobre o iPhone

David Pogue
Com seu novo iPhone, a Apple conseguiu duas façanhas: criar a máquina e criar a sensação ao seu redor. Essa máquina, e essa sensação, inspiraram muitas perguntas. Até que ponto ele é um telefone, um iPod e um navegador da internet?

Christopher Capozziello/The New York Times 
A câmera de 2 megapixels tira ótimas fotos se o tema estiver imóvel e bem iluminado

Aqui estão as respostas para as perguntas mais freqüentes sobre o iPhone.

Considere-as um acréscimo à minha resenha, que cobriu os pontos principais, como teclado na tela (adequado depois de praticar um pouco), a rede de internet da AT&T (terrivelmente lenta) e a personalidade geral do iPhone (divertido, poderoso, incrível).

Mas, antes de você mergulhar, uma nota sobre seus atributos: a Apple indicou que pretende acrescentar funções por meio de downloads gratuitos de software, por isso a verdadeira resposta secreta para algumas negativas é na verdade "em breve".

TELEFONE
Pergunta:
A tela de toque funciona se você estiver usando luvas? E com uma ponta de caneta ou lápis?
Resposta: Não. É necessário o contato da pele para acionar os botões. Felizmente, a maioria dos elementos na tela é grande e larga, desenhada para acesso com a ponta dos dedos.

P. O iPhone tem viva-voz? Modo vibração? Modo avião?
R. Sim, sim e sim. Mas a viva-voz e as vibrações são fracas.

P. Pode-se discar sem olhar? E com uma mão só?
R. Não se pode fazer muita coisa com o iPhone sem olhar. Mas algumas pessoas conseguem operar um celular sem olhar. Discar com uma mão só no iPhone é fácil. Enquanto seus dedos seguram o aparelho, o polegar fica livre para apertar botões, percorrer listas etc.

P. Posso usar um cartão SIM de outro telefone?
R. O iPhone já vem com um cartão SIM, a pequena placa que armazena a informação sobre sua conta e número de telefone. A Apple diz que deve ser possível substituí-lo por qualquer cartão recente da AT&T, depois de se ativar o iTunes. Cartões de outras companhias não funcionam no iPhone.

P. O iPhone funciona no exterior?
R. Se você quiser usar sua conta AT&T, sim. Ligue para a AT&T para acionar o roaming internacional, depois prepare-se para pagar grandes contas. Se você quiser colocar um cartão SIM de outro país, não funciona.

P. E sobre memorandos de voz, discagem por voz ou gravação de chamadas?
R. Não.

P. Eu preciso ter uma conta AT&T?
R. Sim. O iPhone não funciona sem um plano de voz e internet por dois anos.E não se pode usá-lo como um iPod, apesar de a tela e a duração da bateria maiores serem tentadores.

IPOD
P.
Que características do iPod estão no iPhone?
R. Proteção de senha, modos Shuffle e Repeat, classificações, audiobooks, controle de velocidade do audiobook, podcasts, SoundCheck, equalização, limitador de volume, listas de reprodução.

P. Quais características do iPod ele não tem?
R. Jogos, letras de músicas, saída de vídeo para TV e modo disco (quando o iPod funciona como um disco rígido para transportar arquivos de computador).

P. O iPhone funciona com acessórios do iPod?
R. Alguns deles. O rádio do iPod funciona, por exemplo, mas emissoras de FM podem não funcionar. Os sistemas de alto-falante existentes acionam o modo avião do iPhone (funções de telefone e sem-fio desligadas) para evitar a interferência com a música. Em breve os produtos iPod compatíveis com iPhone terão um logotipo "funciona com iPhone".

P. É possível usar as músicas do iTunes como tons de chamada? Pode-se baixar novos tons?
R. Não. Por enquanto, os 25 tons de chamada do iPhone são suas únicas opções (são realmente bons.)

P. Você pode usar seus próprios fones de ouvido?
R. Felizmente, o iPhone tem uma tomada padrão miniplugue de fone de ouvido; infelizmente, seu molde plástico impede que a maioria dos pinos de fone de ouvido encaixe adequadamente. Há adaptadores baratos da Belkin e outras marcas.

SEM FIO
P.
O iPhone funciona com computadores, impressoras, fones estéreo ou teclados Bluetooth?
R. Não. Por enquanto ele só se comunica com dispositivos Bluetooth como fones de ouvido (incluindo o bem pequeno da Apple que sairá em julho) e a um toca-CD de carro.

P. O iPhone avisa quando detecta um hot spot de Internet sem fio?
R. Sim. Na verdade, se for um hot spot que você já usou, o iPhone se conecta a ele silenciosa e imperceptivelmente.

P. O iPhone pode servir como modem sem fio para meu laptop?
R. Não.

P. O iPhone pode receber músicas, arquivos, compromissos de agenda, contatos ou atualizações de software sem fio?
R. Não, só do seu computador através da base de carregamento USB. Mas isso é bastante simples: ao contrário do iPod, não há uma mensagem "não desconecte" durante a sincronização. Você pode tirar o iPhone da base quando quiser -por exemplo, para atender um telefonema; a sincronização continua quando você terminar. Você também pode usar o iPhone enquanto ele estiver carregando.

INTERNET
P.
Você pode fazer ligações telefônicas enquanto estiver na Internet?
R. Sim, se o seu iPhone tiver uma conexão Wi-Fi. Quando estiver usando a rede de Internet da AT&T, não.

P. Por que a Apple não usou a rede de Internet 3G da AT&T, mais rápida?
R. A Apple diz que os atuais chips de rádio relativamente grosseiros da 3G (terceira geração) esgotariam a bateria depressa demais -e neste momento não daria um aumento de velocidade suficiente para justificar a troca. A Apple vai lançar um modelo de iPhone 3G quando considerar oportuno.

P. Qual é o "tchãs" real do iPhone, comparado com os anúncios da Apple?
R. É idêntico, com uma exceção: a Apple nunca mostra o iPhone quando está na rede de celular da AT&T. Seria embaraçoso.

P. Que tipos de mensagem eletrônica posso receber?
R. O iPhone vem com Gmail, AOL e Yahoo Mail preconfigurados. Você também pode criar contas normais de POP3 e IMAP.

P. Ele tem mensagem instantâneas como AIM ou MSN Messenger?
R. Não. As trocas de mensagens de texto aparecem como balões de texto seqüenciais e coloridos, como no programa iChat da Apple. Mas ainda são mensagens de texto de celular, e não um bate-papo.

P. O iPhone sincroniza os Favoritos do seu computador?
R. Sim: com Safari no Mac, ou internet Explorer no Windows.

P. O que o navegador da Web tem?
R. Abre diversas páginas (como orelhas), fontes, layouts, menus pop-up, caixas de verificação, links clicáveis e números de telefone discáveis (toque com o dedo).

P. O que ele não tem?
R. Java, Flash, armazenamento de senhas, RSS, áudio ou vídeo streaming (exceto alguns vídeos QuickTime).

P. E sobre VPN (rede virtual privada)?
R. O iPhone funciona com vários sistemas VPN comuns (isto é, conexões seguras para redes de empresas). Uma tela de opções permite que você faça a configuração detalhada.

SOFTWARE
P.
O iPhone sincroniza com o calendário e a agenda do meu computador?
R. Sim. Ele pode sincronizar com o Catálogo de Endereços ou Microsoft Entourage no Macintosh, Outlook, Outlook Express no Windows, ou o catálogo do Yahoo na W. Se você acrescentar compromissos ou números de telefone ao iPhone, eles são adicionados ao seu computador na próxima vez em que você sincronizar.

P. Os itens de Tarefas aparecem no iPhone? Os lembretes do programa Notes do iPhone aparecem no computador?
R. Não.

P. O teclado gira quando você gira o iPhone?
R. Só no navegador da web. É uma pena, porque o teclado girado, ocupando toda a altura da tela, é muito maior e mais fácil de usar do que a versão estreita.

P. Você pode digitar com dois polegares?
R. Já vi funcionários da Apple escreverem com dois polegares como num BlackBerry, mas é preciso muita prática. Depois de duas semanas eu continuo digitando com um dedo só.

P. Sem teclas de cursor, como faço para editar algo que escrevi?
R. Se você mantiver a ponta do dedo encostada no vidro, uma lupa aparece ao redor dele. Então você pode deslizar o dedo pelo que já escreveu, movendo o cursor.

P. O iPhone pode substituir um BlackBerry?
R. Não é realmente da mesma categoria. Por exemplo, somente as contas do Yahoo Mail permitem "puxar" e-mail como num BlackBerry, em que as novas mensagens aparecem em tempo real. Para outras contas, o iPhone verifica periodicamente (a cada 15, 30 ou 60 minutos) ou quando você toca o botão Verificar. De maneira semelhante, você pode ver anexos em Word, Excel ou PDF, mas não pode criá-los ou editá-los. O iPhone não funciona com sistemas de mensagem eletrônica Exchange, a menos que o administrador ligue o IMAP (supostamente o administrador sabe o que é isso).

HARDWARE
P.
Existe um sensor de luz ambiente?
R. Sim. Um sensor de luz vem camuflado atrás do vidro preto. Sempre que você liga o telefone ele se adapta à luminosidade, ficando mais claro à luz do sol, por exemplo. Você também pode ajustar a luminosidade manualmente.

P. A câmera tem flash? Zoom? Espelho para auto-retrato?
R. Nada disso. O logotipo atual cromado no dorso não é um espelho de auto-retrato.

P. Ele tem alguma característica secreta?
R. Quando a tela está desligada, o vidro preto brilhante torna-se um bom espelho para maquiagem.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host