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27/03/2007 - 19h18

Câmeras digitais SLR são opção para fotos com mais qualidade

Marcelo Ayres

Para o UOL Tecnologia
Você já fotografa há algum tempo com sua câmera digital "point-and-shoot" (apontar e disparar) e conseguiu reunir uma boa experiência? Está na hora de começar a descobrir o mundo das câmeras SLR.


SLR é a sigla em inglês para Single Lens Reflex, sistema no qual o fotógrafo vê exatamente a mesma imagem que vai ser exposta ao filme, no caso das digitais, o seu equivalente, que é o CCD —sigla em inglês que significa charge-coupled device ou dispositivo de carga acoplado.

Assim, é possível controlar diretamente os recursos disponíveis na câmera pode ajustar a foto de acordo com uma série de recursos como balanço de branco, abertura do diafragma, entre outros.

A possibilidade de controlar tantas variáveis é a diferença básica no funcionamento dos dois tipos de câmeras, já que nas máquinas "point-and-shoot", o viewfinder —ou monitor— não passa de um visor localizado do corpo da câmera. Nele, o fotógrafo não vê a imagem real capturada pelas lentes —tem na verdade um esboço do que está enquadrado.

O UOL Tecnologia testou três modelos de câmeras SLR consideradas semi-profissionais: Canon Rebel XTi, Nikon D40 e Pentax K100D. A Nikon D40 e a Pentax K100D vêm com CCD de 6.1 megapixels e a Canon Rebel XTi tem 10.1 megapixels.

A qualidade de uma máquina SLR é medida por suas lentes. O conjunto óptico é determinante para se obter uma imagem de boa qualidade. A quantidade de megapixels, neste caso, vai ajudar a compor a imagem na hora da reprodução, mas o principal foi feito pelas lentes no momento da captura.

Por conta disso, equipamentos os avaliados neste teste, com resolução de 6.1 megapixels, tem mais qualidade que as câmeras digitais point-and-shoot com 10 ou 12 megapixels.

Tipos de lentes
Nikon, Pentax e Canon desenvolvem suas próprias lentes e têm muita tradição neste campo. Estas lentes propiciam planos melhores e recortes mais precisos na hora do enquadramento, além de permitir o controle mais exato da distância focal. No kit das câmeras testadas, há uma objetiva de 18-55 mm —estes números indicam a distância focal do zoom da lente.

Para efeito de comparação, a distância focal do olho humano é de 35 mm, o padrão para as câmeras fotográficas. Assim, em distâncias menores temos o que se chama de "grande angular" e nas maiores a "teleobjetiva".

Uma outra indicação numérica que se observa nas lentes é 1:3.5-5.6. Esta é a relação da abertura do diafragma com os modos de zoom, que influencia diretamente na luminosidade. O primeiro número é a abertura total quando a lente está em 18 mm e o segundo é quando está em 55 mm.

Isso é importante principalmente sob as condições de luz do ambiente, pois quando se está em um local externo com muita luz, você não vai precisar deixar o obturador bem aberto para captar a luz e nem escolher um ISO muito alto para ter uma boa foto.

O zoom destas lentes é totalmente óptico, o que significa que a imagem vai ser capturada assim como está, sem perda de qualidade. O que não acontece com o zoom digital, que é uma ampliação de uma área da imagem que vai ser capturada, sem conseguir trazer a resolução original.

Quando você já tiver treinado bastante com as lentes que acompanham os equipamentos testados, pode começar a pensar em formar um conjunto mais profissional adquirindo lentes com relação de zoom entre 70-210mm e 80-200mm, que são os primeiros níveis de teleobjetiva.

Recursos extras
Mesmo oferecendo muitos ajustes e recebendo a classificação de câmeras semi-profissionais, as máquinas testadas ainda têm recursos pré-configurados do tipo das "point-and-shoot" como, por exemplo, para retrato, paisagem, macro, imagens em movimento e noite.

A Nikon D40 tem como destaque o software d-lighting, que já faz ajustes de luz na própria máquina logo após a foto ter sido tirada. Além disso, pode fazer cortes e aplicar efeitos.

Já na Canon você pode escolher para trabalhar com o viewfinder no modo "full frame", que dá a área total do enquadramento, ao contrário da maioria das SLR semi-pro que deixam 95% da área visível real.

O destaque da Pentax é o recurso Shake Redution, que ajuda a eliminar o tremido da foto que pode ocorrer sob baixa condição de luz ou pelo balanço das mãos. Ela também possui um painel de LCD, que mostra um resumo de todas as configurações feitas para tirar as fotos sem a necessidade de se acionar o monitor.

Formatos e tamanhos
O tamanho máximo das imagens da Canon Rebel XTi é de 3.888 x 2.592 pixels, enquanto a Pentax K100D e Nikon D40 chegam a 3.008 x 2.008 pixels. Isso é explicado pela diferença de resolução de captura, que na primeira é 10.1 MP e nas outras duas é de 6.1 MP.

A Canon Rebel XTi tem preço sugerido de R$ 4.999 e utiliza cartões de memória flash do tipo Compact Flash, que são mais robustos e de maior duração que os outros tipos, pois têm os circuitos embutidos.

A Nikon D40 tem preço sugerido de R$ 4.500 e vem com cartões de memória do tipo SD, compatível com o tipo SDHC. Já a Pentax tem preço sugerido de R$ 3.600 e o armazenamento é feito em cartões do tipo SD.

Todas as câmeras testadas são compatíveis com o Picture Bridge para imprimir diretamente em uma impressora, vêm comcabo USB para a conexão com o computador e saída para conexão com uma TV.

A Pentax é a única do teste que tem entrada para fonte de alimentação de energia externa, enquanto a Canon é a única que tem saída Firewire.

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