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01/05/2007 - 07h00

Docks para iPod substituem som da sala de estar; veja teste

FERNANDA ÂNGELO

Para o UOL Tecnologia
Se o rádio AM e FM não fazem falta no seu dia-a-dia, um dock para iPod substitui —e muito bem, diga-se— o aparelho de som da sala de estar. Além do visual moderno, essas caixas de som com encaixe para o MP3 player da Apple reproduzem as canções armazenadas no portátil em alto e bom som.

O UOL Tecnologia testou três modelos de docks para iPod disponíveis no Brasil, todos muito fáceis de usar. Como suportam os iPods Vídeo —aqueles que trazem LCD com resolução para a reprodução de filmes e clipes musicais— as caixas também podem servir de DVD portátil. É verdade que as telas dos iPods são bem pequenas. No entanto os aparelhos têm espaço para armazenar vários filmes em DVD e podem ajudar a afastar o tédio naquela viagem para a praia em que a chuva pegou de surpresa.

Para todos os iPods
O visual clean e sofisticado do modelo da Bose, por si só, é um indicador do que vem pela frente. Em princípio, parece uma simples caixa de som, com encaixe frontal para os modelos iPod tradicional, iPod Mini, iPod Nano e iPod Video.

Depois de encaixar o player, basta ligá-lo para ter o som reproduzido. A caixa de som da Bose segue a tradição da fabricante, e produz um som límpido, com bons graves. Mas o dock é pouco portátil e não possui convergência com o micro, o que deixa um pouco a desejar.

Para quem tem preguiça de levantar do sofá para trocar a música, a fabricante desenvolveu um controle remoto que, além de ligar e desligar a caixa acústica, também controla as principais funções do iPod a distância, o que é bastante útil.

Disponível nas cores preta e branca, o SoundDock tem preço sugerido de R$ 1.640 (www.bose.com.br). Seu único inconveniente de fato, embora apenas para aqueles que fazem questão de portabilidade, é que ele só funciona com a fonte de energia ligada na tomada. Quem quer levá-lo, por exemplo, para a beira da piscina, precisa certificar-se de que existe uma tomada por perto, embora a capacidade do aparelho —e seu controle remoto— permita que as canções sejam ouvidas mesmo de longe.

Portabilidade
Ao contrário do concorrente da Bose, o modelo da Oregon Scientific pensou na portabilidade, permitindo que o equipamento seja utilizado mesmo longe de uma tomada. Branco e, como o nome sugere, com formas arredondadas, o iBall é composto por duas peças.

A primeira delas é a que acopla o iPod. Essa base, que deve estar ligada à tomada, é quem transmite o sinal para a caixa de som de fato. Esta, por sua vez, dispensa a necessidade da tomada —ela dá a opção de utilizar seis baterias recarregáveis de 1,2 Volts— desde que posicionada a até 30 metros da base. Também nesta "bola" está acoplado um controle remoto, para que o usuário não precise ir até o iPod para fazer as mudanças que deseje. Nos testes, os sinais da base ultrapassaram barreiras físicas, como paredes, preservando volume e qualidade de som.

O iBall não oferece a mesma potência de som do modelo da Bose. Por outro lado, traz uma série de recursos além da qualidade do som. Um deles é a conexão da base com o computador (PC ou Mac) para ter o conteúdo multimídia sincronizado como iPod. Além disso, a base traz entradas e saídas de áudio. Com isso, o usuário pode ligá-la a um aparelho convencional de CD e ter o seu conteúdo reproduzido na caixa do iBall, além das duas caixas do aparelho. O inverso também é possível —o conteúdo do iPod pode ser reproduzido nas caixas do som convencional. O mesmo é possível em uma TV com entrada e saída de áudio auxiliar e vídeo —as fotos do iPod, por exemplo, podem ser vistas diretamente na tela da televisão.

O modelo da Oregon, compatível com iPod tradicional, iPod mini, iPod Shuffle, iPod nano e iPod Video, sai por R$ 1.499 (www.oregonscientific.com.br).

Mais básico
Com medidas semelhantes às de uma caixa de sapato, o iPod HiFi, apesar de fabricado pela própria Apple, "dona" do iPod, é o mais básico entre os modelos testados. Isso porque não traz nem a qualidade de som oferecida pelo SoundDock —embora seja bem semelhante— nem possui os recursos adicionais oferecidos pelo equipamento da Oregon Scientific.

Por outro lado, o dock da Apple conta com um conector universal para iPods, o que significa que ele funciona com qualquer modelo do MP3 player —ele traz adaptadores incluídos. Para os donos de versões do iPod mais antigas, que não possuem o dock padrão, a Apple vende separadamente um cabo de áudio para que seu conteúdo seja reproduzido na HiFi.

O modelo traz controle remoto e possui um led que acende na cor laranja quando o som ameaça se distorcer. Um detalhe legal pra quem curte equipamentos de som é que ele deixa a mostra, caso o usuário queira, os alto-falantes.

Através do menu alto-falantes, o iPod HiFi permite ajustes de equalização. Vendido apenas na cor branca —apesar de a fabricante produzir iPods coloridos— ou preto, com preço sugerido de R$ 1.599, o modelo da Apple funciona tanto com baterias recarregáveis quanto com cabo de alimentação e traz controle remoto para as funções básicas de seu tocador de música digital. Mais informações em www.apple.com/br/ipodhifi.

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