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06/07/2007 - 09h00

Volantes trazem emoção e realidade para games de corrida; veja o teste

Marcelo Ayres
Para o UOL Tecnologia
Uma das coisas mais divertidas de jogos eletrônicos é a sensação de imersão dentro do game. Quando o assunto é simulação de corridas de automóveis, ter à disposição um volante, câmbio e pedais aumenta a sensação de realidade —quase é possível pensar que se está dirigindo de fato um carro de Fórmula 1.

Outro fator importante é o sistema de Force Feedback, que permite ao jogador ter um retorno físico (a vibração do controle) dos acontecimentos que estão ocorrendo no jogo, como por exemplo, uma batida do carro, um pneu estourado, o contato dos pneus com pistas de terra, pedras ou neve.

O UOL Tecnologia testou quatro modelos de volante, com pedais e câmbio: Clone Volante Sport Racing Vibration, Leadership Gamer Volante Turbo Twin, Logitech Volante G25 e Thrustmaster RGT Force Feedback Pro.

Mais que só o volante
Todos os aparelhos avaliados são equipados com volante, câmbio de dois tipos —borboleta como na Fórmula 1 e esportivo do tipo que equipam os carros estilo StockCar— e pedais.

O G25 da Logitech e o RGT da Thrustmaster vêm com três pedais. Os outros volantes testados contam com dois pedais. O G25 da Logitech tem acabamento de couro como os utilizados nos carros de corrida, o que dá uma maior sensação de realidade. O RGT da Thrustmaster tem um acabamento emborrachado, que também fica bem parecido como os volantes dos carros esportivos.

Outra diferença do equipamento da Logitech é o câmbio esportivo de seis marchas, que fica em um conjunto separado do volante. Nele você pode escolher movimentar o câmbio como se ele estivesse em um daqueles trilhos [como os das Ferrari] ou de maneira livre.

Os volantes da Clone, Thrustmaster e Leadership têm câmbios somente de duas posições —para cima e para baixo. Já o Turbo Twin, da Leadership, também tem o conjunto do câmbio em separado e ainda possui um freio de mão que pode ser utilizado em alguns games como o GT Auto.

Neste caso, pudemos observar no teste que o câmbio do G25 proporciona uma sensação mais real na hora de controlar o carro. Até porque muitas vezes você pode reduzir a marcha ordenadamente, mas dependendo da velocidade pode colocar uma marcha mais forte ou ainda reduzir mais, por exemplo, da 5ª para 3ª. Pode se atrapalhar em uma das trocas e assim a corrida fica mais realista. No teste utilizamos três games de corrida: Collin McRae, Nascar e F1.

Sensação de realidade
Os pedais também são muito importantes para o controle do carro. Os do RGT da Thrustmaster são os que têm melhor tamanho para os pés e estão bem próximos dos carros reais.

Os do Sport Racing da Clone e G25 Logitech são um pouco menores do que o da Thrustmaster, mas ainda assim oferecem um certo conforto para utilizá-los. Já os do Turbo Twin da Leadership são pequenos e não dão um bom encaixe para os pés.

O conjunto onde ficam instalados os pedais do G25 é o que adere melhor ao chão, por ser o mais pesado e contar com pequenas ranhuras na parte inferior.

Com exceção do Turbo Twin da Leadership, os volantes testados possuem também dois câmbios do tipo borboleta, como os utilizados na F1.

Pudemos observar nos testes que esta é a melhor maneira de trocar as marchas em uma corrida, favorecendo muito a pilotagem, principalmente em circuitos com muitas curvas ou nas provas de rally com vários obstáculos e terrenos difíceis.

O volante da Leadership possui, no lugar das borboletas, um botão de cada lado que pode ter a mesma função, se o jogo que você estiver jogando permitir este tipo de configuração.

Sinta o braço tremer
O Force Feedback, ou seja, o retorno de vibração conforme o que ocorre com o carro nas corridas é uma forma bem interessante para criar imersão no jogo.

Todos os volantes testados vêm com este recurso. O Turbo Twin da Leadership e o Sport Racing da Clone têm somente um tipo de vibração para todas as situações do jogo.

O G25 da Logitech oferece vibrações diferentes para estouro de pneu, explosão, colisão, motor ligando ou falhando e passagem por ponte de madeira ou terrenos de pedra.

Já o RGT da Thrustmaster vem com oito tipos de efeitos como: motor ligando, estouro de escapamento, terrenos esburacados, terremoto, pneu estourado, pista de gelo, zigue-zague e derrapagem na terra.

Preços
A diferença de preço entre os produtos testados é significativa. O G25 da Logitech tem o preço sugerido de R$ 1.600, o mais alto de todos os aparelhos do teste. Muito deste custo está no fato de ter acabamento de couro para a direção e do aço inoxidável para os pedais, além dos dois motores de vibração embutidos no produto.

O volante RGT da Trhustmaster é o segundo mais caro, com preço sugerido de R$ 769 traz quatro controles borboletas e o volante é todo emborrachado.

O Tubo Twin da Leadership vem em seguida com preço sugerido de R$ 146 e o Sport Racing da Clone é o mais barato, com preço sugerido de R$ 117.

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