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09/08/2007 - 08h34

Filmadoras digitais com disco rígido guardam até 30 horas de vídeo; veja teste

Marcelo Ayres

Para o UOL Tecnologia
Esqueça fitas de vídeo e até mesmo o DVD. Uma nova leva de câmeras digitais de vídeo armazena tudo o que você grava diretamente em discos rígidos compactos, e permitem que você guarde cerca de 30 horas de vídeo de uma só vez na qualidade baixa, ou 7 horas de vídeo em alta qualidade.

Nestas sete horas (ou 420 minutos) você pode guardar de uma só vez algo como quase 5 partidas de seu filho no campeonato de futebol, 9 apresentações de balé de sua filha e pelo menos 4 peças de teatro de que sua namorada participa. Esta é a maior vantagem dessas novas máquinas, pois mesmo no caso das fitas e mídias de DVD, você precisaria transferir os arquivos para o computador para conseguir editar a versão final do vídeo.

O UOL Tecnologia testou dois modelos de filmadoras digitais com disco rígido que já estão disponíveis no Brasil: JVC Everio GZ-MG555U e Panasonic SDR-H200. As duas câmeras têm disco de 30 GB. A JVC MG555U vem com resolução de captura de 5 megapixels, enquanto a Panasonic tem 3.1 megapixels.

Disco ou cartão de memória
O espaço do disco rígido permite armazenar mais filmes que os modelos que utilizam fitas e mídias de DVD. Além disso, a câmera da Panasonic tem entrada para cartões de memória do tipo SD, que podem ampliar em mais 8 GB a capacidade de armazenamento. O modelo da JVC é compatível com o padrão SDHC, que pode ser aumentado para até 32 GB.

Enquanto no disco rígido você armazena os vídeos, pode ser interessante usar os cartões de memória para guardar as fotos que tira durante as filmagens —assim você organiza melhor seu material.

Resolução de captura
As filmadoras de nosso teste fazem a captura das imagens via CCD (Charged Coupled Device), que é um sistema muito parecido com utilizado nas câmeras fotográficas digitais. A diferença é que, nas filmadoras, é como se você fizesse uma série de fotos em espaço de tempo curtíssimo para depois juntá-las, dando a idéia de movimento.

A JVC MG555U tem resolução de captura para filmagem de 5 megapixels, com capacidade de gravação com qualidade de até 500 linhas horizontais. A Panasonic SDR-H200 vem com resolução de 3.1 megapixels com as mesmas 500 linhas horizontais. Para ter uma idéia, uma TV convencional tem até 480 linhas de resolução. As filmadoras do formato de fita VHS alcançam de 230 a 300 linhas, enquanto as câmeras profissionais utilizadas nas emissoras de TV têm no mínimo 1.000 linhas de resolução. A próxima geração de TV de alta definição, as HDTVs, tem entre 720 e 1.080 linhas de resolução horizontal.

Outro recurso interessante nas duas filmadoras testadas é a capacidade de gravar no aspecto widescreen (16:9), que é o padrão das HDTVs.

A Panasonic SDR-H200 tem um conjunto de três CCDs, sendo um para cada cor RGB (R de vermelho, G de verde, e B de azul, em inglês), que trabalham simultaneamente capturando cada um a sua cor —que depois são misturadas na hora da formação da imagem. A JVC MG555U trabalha no sistema mais comum de um CCD, que divide no mesmo chip áreas específicas para cor.

Vários modos de filmagem
A Panasonic H200 pode fazer as filmagens em três modos de qualidade como nos que eram utilizados no VHS: LP, SP e XP. Na JVC MG55U os modos de qualidade de imagem são divididos em Economy, Normal, Fine e Ultra Fine.

Além disso, as duas câmeras oferecem modos com cenas pré-configuradas. A JVC MG555U dá acesso a estes modos no botão de seleção que fica ao lado do disparador e traz ajustes com preferência pela velocidade do disparo, abertura do diafragma e mais 7 modos, entre eles esportes, retrato e noturno.

Os modos de velocidade e abertura da JVC permitem que você tenha um bom controle da quantidade de luz do que está sendo filmado, mas necessita de um conhecimento maior de como filmar. Nas duas filmadoras o foco pode ser automático e manual. Outro recurso em comum aos dois equipamentos é a compensação da luz ambiente. Isso foi observado em nossos testes, pois conseguimos imagens bem definidas e de cores vivas sob várias condições de luminosidade.

A JVC MG555U traz ainda um filtro de densidade via software que é ativado pelo botão localizado no centro do seletor de modos de operação. Este filtro reduz a intensidade de luz que entra na câmera e pode ser de grande ajuda quando você filma a céu aberto, em dias bem ensolarados

Lentes
A JVC tem lente com zoom óptico de 10x e distância focal de f =3.0, equivalente a 30 milímetros. A Panasonic também tem zoom óptico de 10x e distância focal f =6.3, equivalente a 63 milímetros.

Como nas máquinas fotográficas, as lentes têm papel fundamental na hora de gravar imagens com qualidade. Por isso é bom observar o zoom óptico e a distância focal das lentes antes de escolher sua máquina.

O padrão de distância focal das máquinas fotográficas é 35 mm, que é o mesmo do olho humano. A numeração funciona da mesma forma com as filmadoras. Em distâncias menores, como por exemplo, 28 mm, temos o que se chama "Grande Angular", utilizada para ambientes fechados. Nas distâncias maiores, como 108 mm, temos a "Teleobjetiva", que é usada para filmar paisagens ou trazer detalhes.

Além disso, as lentes são as responsáveis pela qualidade da luz que é capturada pelo CCD.

Os dois modelos de nosso teste possuem um mecanismo automático de proteção para as lentes, livrando o proprietário das filmadoras daquelas tampas de proteção que sempre atrapalham na horas de capturar as imagens e acabam aparecendo nas gravações.

LCD, sem viewfinder
O tamanho do visor de LCD dos dois aparelhos é bem parecido — 2,7 polegadas na JVC MG555U e 2,5 na Panasonic SDR-H200. Nenhuma delas vem com o viewfinder, o que obriga você a filmar sempre com a câmera à sua frente, sustentada pelo braço e sem a ajuda do rosto para dar mais firmeza.

Mesmo assim, conferimos durante as filmagens do teste que as câmeras são muito leves —seu braço agradece. Mesmo assim, isso não impede que em determinadas situações as imagens fiquem um pouco tremidas.

Para evitar isso, as duas máquinas vêm com um sistema óptico de estabilização de imagem (OIS), que ajuda a minimizar o balanço das mãos e braços durante a captura das cenas.

Todo o acesso às funções nas duas câmeras é feito pelos botões de menu. Na JVC a navegação fica por conta de um pequeno joystick situado ao lado do visor. Na câmera da Panasonic o controle também é feito por um joystick, localizado junto ao botão de seleção de funções da câmera.

Notamos durante o teste que a Panasonic é mais ergonômica que a JVC, pois conta com um pequeno arredondamento na área onde a mão se encaixa para segurar a filmadora. A JVC MG555U é mais reta, e a mão "sobra" um pouco ao redor da empunhadora, deixando seus dedos mais curvos na hora da utilização.

Transferências de imagens
As duas máquinas permitem transferir as imagens para o computador pela porta USB. A JVC MG 555U vem com uma base que acrescenta portas Firewire, A/V, DV, S-Video e mais uma USB.

As duas câmeras de vídeo testadas também podem enviar as imagens diretamente para um DVD-R, isso pelo próprio computador. Quando você aperta o botão "DVD Copy" na Panasonic e "Direct DVD"na JVC, os vídeos são gravados diretamente na mídia.

Ambas também vêm com controle remoto para quando estão trabalhando como reprodutoras de imagens conectadas à TV. A JVC MG555 tem ainda uma entrada para microfone externo, além do microfone embutido. A Panasonic SDR-H200 tem somente o microfone embutido.

Outro destaque para a JVC é a entrada para luz auxiliar na parte de cima da câmera. As duas filmadoras testadas possuem luz ao lado da lente para ajudar nas gravações em locais de baixa luminosidade.

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