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24/01/2008 - 07h04

Recursos manuais melhoram imagens das DSLRs semi-profissionais

MARCELO AYRES | Para o UOL Tecnologia
Uma das principais diferenças das câmeras digitais SLR em relação à grande maioria das amadoras é a possibilidade de fazer ajustes manuais. Com elas, o usuário pode configurar diafragma, obturador, ISO, medição de luz e várias outras funções para dar um toque mais autoral em suas fotos e incluir efeitos que as deixarão mais impactantes.

O obturador da câmera nada mais é do que o botão que dispara a foto. Ele é regido por velocidades que o usuário determina ou, no modo automático, pela própria câmera. O diafragma é a abertura da lente, que pode ser regulada manualmente ou no modo automático.

Neste caso, a câmera fará uma leitura da área da foto e determinará quais valores de velocidade do obturador vai usar e qual a abertura do diafragma. No modo manual, os dois valores podem ser regulados de acordo com o resultado que se espera da foto.

A velocidade do obturador e o diafragma têm relação direta. O tempo que o CCD da câmera ficará exposto à luz (determinado pela velocidade do obturador) e a quantidade de luz que entra na câmera (indicado pela abertura do diafragma) é que fazem a fotografia sair tecnicamente correta e bela.

Ajustes manuais

Todas as câmeras avaliadas pelo UOL Tecnologia têm ajustes manuais e automáticos. Os ajustes manuais requerem um aprendizado sobre como preparar a câmera para diferentes tipos de luz e condições de ambiente.

No teste, as câmeras foram utilizadas no modo manual e em várias situações —como por exemplo, sob muita ou pouca luz, com e sem flash, em macro e fundo infinito. Depois, todas essas situações foram comparadas com o modo automático.

O procedimento foi feito para conferir a fotometria da máquina. Foi possível constatar que todas têm boa fotometria, pois o modo automático consegue chegar próximo dos ajustes manuais. Os manuais, no caso de teres sido feitos por um usuário experiente, sempre ficarão melhores, mas iniciantes podem confiar no modo automático.

Os disparadores de todas as câmeras testadas são bem rápidos e não apresentam "delay", ou seja, aquele tempo que demora entre o momento que você aperta o disparador e a captura da imagem, muito comum nas câmeras amadoras automáticas.

ISO e formatos

O ISO é um padrão que indica a velocidade do filme de fotografia convencional. Ele indica a sensibilidade da imagem exposta. As escalas são idênticas à ASA, que se usava muito com os filmes convencionais.

ISO 100: Bom para fotos feitas ao ar livre com luz do sol em dias claros

ISO 200: Indicado para fotos ao livre sob a luz do sol e em ambientes fechados, mas bem iluminados

ISO 400: Útil em ambientes fechados, mas iluminados com luz artificial

ISO 1000 até 1600: Indicados para ambientes fechados quando não se quer usar o flash

ISO: QUANDO E COMO USAR
O conceito desta sensibilidade de ISO foi importado da fotografia analógica para a digital e funciona da mesma maneira.

Dentre as quatro DSLRs semi-profissionais avaliadas, a Sony Alpha 700 é a que tem a maior variedade de ISO, indo de 100 até 6400. As outras três câmeras testadas vão de 100 até 1600.

Ampliação das fotos

O tamanho máximo, em pixels, das imagens clicadas pelas câmeras varia de acordo com a capacidade de captura do CCD delas. A Sigma SD14, que tem 14 megapixels (a maior capacidade dentre as avaliadas) pode fazer fotos com 4.608 x 3.072 pixels; a Sony Alpha, que tem 12 megapixels, faz imagens no tamanho máximo de 4.000 x 3.000; a Pentax K10D com seus 10.2 megapixels permite fotos de 3.872 x 2.592 pixels; o valor é apenas um pouco maior do o da Olympus E-510, que tem 10 megapixels e permite fotos no formato máximo de 3.648 x 2.736 pixels.

Estas indicações de formato de imagens são importantes para a impressão. Quando imprimimos uma fotografia, o ideal é que ela tenha 300 pontos por polegada -300 DPI (do inglês dot per inch, ou pontos por polegada).

Para calcular o tamanho máximo possível para que uma fotografia possa ser impressa sem que fique "granulada", ou seja, com os pontos aparecendo, precisamos dividir a largura e a altura da imagem em pixels por 300.

Dessa forma, com a Sigma SD14 as fotos poderão ser impressas no formato de 38 x 26 cm. Com a Sony Alpha 700, 33 x 25 cm. Já com a Pentax K10D, 32 x 21 cm, e com a Olympus E-510, o tamanho máximo será de 30 x 22 cm.

RAW e Picture Bridge

Outro ponto muito importante é a capacidade de gravar as fotos no formato RAW. Este formato é o equivalente digital para o negativo do filme e, com ajuda de um software, pode "ser revelado" e levar em conta a temperatura da luz, densidades de máximas e mínimas (luz e sombras), entre outros pontos importantes da foto.

Todas as câmeras testadas são, ainda, compatíveis com o formato Picture Bridge para imprimir diretamente em uma impressora e vêm com cabo USB para a conexão com o computador e saída para conexão com TV. A Sony Alpha 700 é a única do teste que tem saída HDMI.

Todas as câmeras testadas, com exceção da Oympus E-510, têm entrada para fonte de alimentação de energia externa.

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