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05/02/2008 - 07h01

Filmar sob luz fraca é diferencial de webcams top de linha

IBERÊ THENÓRIO | Para o UOL Tecnologia
De nada adianta ter uma câmera conectada ao PC se ela funcionar apenas em condições favoráveis de luz. Uma boa webcam deve ter capacidade de filmar nitidamente mesmo quando o cômodo em que ela está localizada não tem iluminação satisfatória.

Logo de cara, durante o teste de webcams top de linha feito pelo UOL Tecnologia, foi possível notar que uma das maiores vantagens dos equipamentos é a possibilidade de filmar com pouca luz. Em geral, as webcams têm sensores de baixa sensibilidade, o que resulta em imagens granuladas e opacas.

Nos testes feitos sob a iluminação de uma lâmpada incandescente de 100 watts —potência das mais comuns nas casas brasileiras—, todos os produtos apresentaram imagens nítidas e vivas.

Para avaliar se mesmo com iluminação mais fraca elas mantinham a boa performance, também foram feitos testes com uma lâmpada incandescente de 25 watts, daquelas utilizadas em abajures.

Nesse caso, a Philips 900NC apresentou resultados surpreendentes, com imagem cristalina e nível de ruído quase imperceptível. A Creative Live! Motion também causou boa impressão, com cores muito fiéis, mas já com alguma granulação.

O mesmo não pode ser dito sobre as câmeras Microsoft LifeCam NX-6000 e Logitech QuickCam Orbit MP: apesar de ainda conseguirem capturar imagens sob luz fraca, ambas apresentaram fortes ruídos e distorção de cores.

Outra qualidade notável foi a ausência de imagens entrecortadas, tão comuns nas câmeras mais baratas. Mesmo movimentos bruscos não resultaram em pequenas "congeladas" no vídeo.

Ajuste de branco

Outra característica que contribui muito para uma boa imagem mesmo sob condições desfavoráveis de iluminação é o ajuste de branco. Esse recurso faz com que a câmera se adapte a diferentes tipos de luz (como incandescente, fluorescente e solar) garantindo que as cores sejam sempre fiéis à realidade.

Em todos os modelos testados há um bom ajuste de branco, e as câmeras da Philips e Microsoft ainda apresentam ajuste manual.

Difícil de parar

Se a qualidade de vídeo não é um grande problema para as webcams avaliadas, o mesmo não pode ser dito a respeito de sua estabilidade física sobre o monitor.

O modelo da Microsoft é o que fica mais bem estabilizado, afixado ao topo da tela flat do notebook ou do monitor LCD. Mas, e os CRT? O problema é exatamente esse: ele não serve para os monitores de tubo.

Já as webcams Philips e Creative têm hastes que formam uma presilha sobre a câmera. Em LCDs até que ficam bem afixadas (OK, a Live! Motion escorrega um pouco), mas em um monitor com tubo de imagem a chance dos gadgets caírem é grande.

Usando um pouco de criatividade, a Logitech inventou uma base redonda (e pesada), que vem com uma haste opcional para subir a cabeça da câmera. Com esse acessório, ela fica parecendo um câmbio de automóvel antigo.

Mas a altura e a base estável trazem um efeito colateral: ocupam espaço sobre a mesa e não permitem que se olhe ao mesmo tempo para a câmera e a tela do computador.

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