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28/02/2008 - 07h01

Hora da decisão: por que uma ultra-zoom em vez de uma DSLR?

IBERÊ THENÓRIO | Para o UOL Tecnologia
Ao resolver deixar de lado a sua pequena câmera compacta e comprar algo mais poderoso, é importante pesar na balança não somente o preço da nova máquina fotográfica, mas também os acessórios que serão necessários adquirir.

Não há dúvidas de que as reflex digitais (ou DSLR) oferecem qualidade de imagem inigualável e uma infinidade de opções manuais no momento de clicar.

Entretanto, essas câmeras costumam vir com lentes de pouco alcance, e em pouco tempo você estará ansioso para comprar uma nova objetiva —o que não costuma sair muito barato; há lentes que chegam a custar muito mais do que a própria câmera em que serão utilizadas.

As ultra-zoom despontam como vantajosas neste momento: têm lentes embutidas muito versáteis (que possibilitam grande ângulo de visão tanto para paisagens quanto para ambientes), e zoom de grande alcance (perfeito para fotografar objetos e detalhes à longas distâncias).

Bons recursos básicos

Outra vantagem dessas câmeras intermediárias é que elas têm recursos avançados, mas preservam boas características das compactas. Elas permitem, por exemplo, que se fotografe olhando a cena no LCD. Nas reflex, em geral, isso não é possível: o fotógrafo só pode clicar enquadrando através do viewfinder.

A capacidade de filmar é mais uma opção que deixou de existir nas semi-profissionais, mas que ainda está presente nas ultra-zoom. Os três modelos avaliados pelo UOL Tecnologia têm capacidade para produzir filmes de até 30 quadros por segundo. Em matéria de qualidade de vídeo, Canon PowerShot S5 IS e Olympus SP-550 UZ têm resolução máxima de 640 x 480 pixels, enquanto Panasonic DMC-FZ18 chega a 848 x 480.

Os modos de cena das ultra-zoom também costumam ser mais abrangentes do que os das DSLR. Eles regulam a câmera para conseguir a melhor imagem sob condições de luz específicas, como sob luz de vela, debaixo d'água ou na praia, exigindo pouco conhecimento do fotógrafo. O modelo da Panasonic tem 30 modos de cena, enquanto o da Olympus oferece 23 e o da Canon, 13.

Peso e tamanho

Apesar de serem um pouco menores que as reflex digitais, todas as câmeras avaliadas têm boa empunhadura, encaixando-se confortavelmente nas mãos. A Olympus SP-550 UZ se destaca nesse quesito —parte do seu corpo é revestida com borracha de boa aderência, que evita o escorregamento dos dedos.

Quando se fala em leveza, porém, quem sai na frente é a Panasonic DMC-FZ18. Bem mais leve que as concorrentes, ela pesa 360 gramas sem a bateria a base de íon de lítio. As câmeras Olympus e Canon pesam 365 gramas e 450 gramas, respectivamente, sem as quatro pilhas AA necessárias para seu funcionamento.

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