UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Proteja seu micro > Guia Rápido > Windows XP com SP2
Guia rápido > Windows XP com SP2
Segunda etapa: Gerenciar as configurações de segurança do computador em um único local

O Windows XP Service Pack 2 (SP2) contém uma coleção de novas tecnologias que visam ajudar a manter seu computador e suas informações pessoais mais seguras. O SP2 também facilita o monitoramento dessas configurações com a nova "Central de Segurança" do Windows, disponível através do Painel de Controle.

A Central de Segurança permite que você verifique o status das configurações de segurança essenciais. Também é possível utilizá-la para localizar informações sobre os vírus mais recentes ou outras ameaças à segurança, ou para obter suporte ao cliente da Microsoft para um problema relacionado com segurança.

Para abrir a Central de Segurança

  1. Clique em Iniciar e, em seguida, em Painel de Controle. Painel de Controle
    O Painel de Controle com o novo ícone Central de Segurança

  2. Clique duas vezes em Central de Segurança. Você deverá ver
    uma janela semelhante a esta: Central de Segurança Central de Segurança

A Central de Segurança verifica se você possui:

  • Um software de firewall
  • Um programa antivírus atualizado
  • O recurso Atualizações Automáticasconfigurado para baixar e instalar atualizações automaticamente.

Se a Central de Segurança detectar que o seu computador não possui um dos itens das áreas listadas acima, será exibido um alerta na área de notificação(à direita da barra de tarefas, acima do relógio). Você verá um alerta semelhante ao mostrado abaixo sempre que fizer logon, até o problema ser corrigido.


Alerta de configurações de segurança
Alerta de configurações de segurança

Dica: Para descobrir como corrigir um problema, clique em qualquer alerta e a Central de Segurança será aberta. Na Central de Segurança, clique em Recomendações.

Observação: Se o computador fizer parte de um domínio (um grupo de computadores em uma rede), suas configurações de segurança serão normalmente gerenciadas pelo administrador da rede. Nesse caso, a Central de Segurança não exibirá seu status de segurança nem enviará alertas.

A Central de Segurança do Windows verifica a existência de vários programas antivírus e de firewall comuns, mas é possível que você esteja usando um programa que o Windows não consiga localizar. Para obter mais informações sobre como usar software antivírus e de firewall que o Windows não consegue localizar, leia Monitorar o software antivírus e de firewall.


Monitore o software antivírus e de firewall

O que os novos ícones de segurança significam?

O Windows XP SP2 contém um novo conjunto de ícones de segurança para podem ajudar você a reconhecer riscos potenciais de segurança, bem como escolher as configurações de segurança apropriadas. Veja o significado de cada novo ícone:

Ícone Segurança Indica importantes configurações e informações de segurança.

Ícone Segurança Notificavocê sobre um risco potencial de segurança.

Ícone Segurança A situação é mais segura. O computador está usando as configurações de segurança recomendadas.

Ícone Segurança Aviso: a situação é potencialmente prejudicial. Considere a possibilidade de ajustar as configurações de segurança para aumentar proteção ao computador.

Ícone Segurança O computador não está usando as configurações de segurança recomendadas.

Se você conecta seu computador à Internet, pode estar vulnerável a vírus, vermes (worms), hackers e outros invasores. Para ajudar se proteger, você precisa ter um firewall e um software antivírus atualizado permanentemente em execução. Mas ninguém gosta de perder tempo verificando sempre se esses programas estão fazendo seu trabalho. Com a Central de Segurança do Windows, não é preciso fazer isso.

O Windows XP Service Pack 2 (SP2) traz a nova Central de Segurança, que ajuda você a gerenciar as configurações de segurança do computador em um único local. Se você não estiver executando um firewall ou uma versão atualizada de software antivírus, verá um alerta na área de notificação, à direita da barra de tarefas, abaixo do relógio. Clique no alerta e a Central de Segurança será aberta para ajudá-lo a corrigir o problema.

Obter informações específicas na Central de Segurança

Alguns programas antivírus e de firewall são criados para relatar informações específicas sobre o programa para a Central de Segurança. Por exemplo, se houver um novo vírus circulando e o seu software antivírus precisar de um arquivo atualizado a fim de proteger o computador contra essa ameaça, o Windows o alertará da necessidade de baixar o arquivo.

E se a Central de Segurança não reconhecer o software antivírus ou de firewall?

Nem todos os programas antivírus e de firewall foram criados para relatar essas informações. Na verdade, existem algumas soluções antivírus e de firewall que nem são detectadas pela Central de Segurança. Se você tiver um firewall interno no roteador de rede, ele não será detectado.

Se você estiver em dúvida em relação ao status de sua solução antivírus ou de firewall ou se receber um alerta que pareça incorreto, consulte o fornecedor do antivírus ou do firewall para descobrir se o software que está sendo executado tem suporte da Central de Segurança.

Observação:Se o computador fizer parte de um domínio (um grupo de computadores em uma rede), suas configurações de segurança serão normalmente gerenciadas pelo administrador da rede. Nesse caso, a Central de Segurança não exibirá seu status de segurança nem enviará alertas.


Faça as Atualizações Automáticas trabalharem para você

A Central de Segurança do Windows permite gerenciar facilmente as configurações de segurança de Atualizações Automáticas. Quando você ativa as Atualizações Automáticas, o Windows verifica regularmente no site Windows Update se existem atualizações de alta prioridade que podem ajudar a proteger o computador contra ataques. As atualizações de alta prioridade incluem as atualizações de segurança, as atualizações críticas e os service packs.

Depois de instalar o Windows XP Service Pack 2 (SP2) no computador, a janela abaixo será exibida avisando para você ativar as Atualizações Automáticas.

Prompt de Atualizações Automáticas
Prompt de Atualizações Automáticas

O Windows solicita que você ative as Atualizações Automáticas imediatamente. Por padrão, qualquer nova atualização é instalada a cada dia às 3 h. Você poderá alterar sua configuração posteriormente, se desejar.

Para alterar as configurações de Atualizações Automáticas

  1. Clique em Iniciar e, em seguida, em Painel de Controle.
  2. Clique duas vezes em Central de Segurança.
  3. Clique em Gerenciar configurações de segurança para, depois em Atualizações Automáticas.

Instalar atualizações importantes antes de desligar o computador

No SP2, as Atualizações Automáticas também podem lembrá-lo de instalar atualizações antes de você desligar o computador. A instalação de atualizações no desligamento significa que você não será interrompido enquanto trabalha e não precisará reiniciar o computador para que algumas atualizações sejam efetivadas. O Windows desligará o computador automaticamente após as atualizações serem instaladas e o computador estará atualizado na próxima vez que for ligado.

Observação: As atualizações são baixadas em segundo plano sempre que você está conectado à Internet. O processo de download não interfere com outros downloads nem interrompe você enquanto estiver trabalhando. Se você desconectar da Internet antes de as atualizações terem sido baixadas totalmente, o processo de download continuará na próxima vez que se conectar à Internet.

Dica: Não se esqueça de que as atualizações precisam ser baixadas e instaladas para terem efeito.

Deseja atualizações opcionais?

Você também pode visitar o site Windows Update regularmente para obter atualizações para o seu computador. O site oferece as mesmas atualizações de alta prioridade que as Atualizações Automáticas, mas também oferece atualizações opcionais que podem ajudar a melhorar o desempenho do computador ou adicionar funcionalidade a alguns de seus programas.





Próxima etapa