UOL Notícias Tecnologia

18/11/2009 - 10h00 / Atualizada 28/04/2010 - 09h35

Confira seleção de dez ataques hackers

Da Redação

Hacker, por definição, é uma pessoa que tem conhecimentos avançados na área de informática e os usa para quebrar sistemas de segurança. Os dois primeiros e mais famosos hackers do mundo foram, respectivamente, Kevin Mitnick e Kevin Poulsen.


O primeiro foi acusado de, supostamente, invadir o Comando de Defesa do Espaço Aéreo Norte-americano aos 17 anos. Já o segundo, invadiu o sistema de telefones de uma rádio americana que estava sorteando um Porsche para a 102ª ligação. Ele burlou o sistema, de modo que a rádio só recebia ligações da casa dele. Na onda de ataques hackers e com a suspeita de que o apagão tenha sido causado por um, o UOL Tecnologia enumerou alguns ataques hackers:

Em 1999, funcionários do Departamento Americano de Segurança detectaram um grande ataque de piratas virtuais russos ao Pentágono. Pessoas desconhecidas acabaram baixando dados em localidades distantes a mais de 20 milhas de Moscou.

Depois que os Estados Unidos, involuntariamente, atacaram com bombas a embaixada da China, em Belgrado, no Kosovo os ânimos entre os piratas virtuais se acirraram. Como forma de retaliação, hackers chineses invadiram o site da Casa Branca e deixaram ele fora do ar por 3 dias. Além disso, tomaram o site da embaixada americana em Kosovo e colocaram mensagens racistas.

Após a colisão de um avião espião americano e um caça chinês, hackers chineses e americanos declararam guerra. Na ocasião, um grupo de hackers chineses chamados "Honker Union" desconfiguraram o site do Departamento de Serviços Humanos e Saúde, do Departamento de Pesquisa Geológica e da NASA.

Simpatizantes da Al-Qaeda, após o 11 de setembro, hackearam o site da Agência de Alta Performance de Computação e Comunicações e o Instituto Nacional de Pesquisas do Genoma Humano. Os hackers colocaram uma mensagem, escrita em irdu, dizendo aos americanos "be prepared to die" ("estejam preparados para morrer").

O inglês Gary McKinnon tentou por três vezes atacar computadores na estação naval de armas da Marinha dos Estados Unidos. Em seu último ataque à base, apagou os arquivos necessários para ligar alguns computadores.

Jeanson James Ancheta não só criou uma rede de 400.000 computadores zumbis, mas também alugou para rede de spammers que distribuíam ataques DoS (Denial of Service). Após sua rede tentar atacar o Centro Aéreo Naval Americano, o hacker foi preso e pegou 57 meses de prisão.

Em 2006, o romeno Victor Faur foi indiciado em Los Angeles por conspiração e de tentar, por nove vezes, invadir computadores. Faur é acusado de hackear 150 computadores da NASA, do Departamento de Energia e da Marinha Americana. A façanha obrigou o departamento americano a gastar cerca de US$ 1,4 milhões para reformulação dos sistemas.

No ano passado, o Governo da Geórgia acusou a Rússia de promover um ataque eletrônico em massa para derrubar os sites do país. Os ataques coincidiram com a ofensiva militar dos da Rússia à Georgia. Os países brigam pelo território da Ossétia do Sul.

Ainda sobre a situação da Geórgia, em agosto deste ano, um grupo de hackers russos derrubou o serviço do Twitter em protesto a um blogueiro chamado Cyxymu. O blogueiro tinha posições pró-Geórgia.

Neste ano, por ocasião das eleições no Irã, um hacker invadiu o site da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, colocando a mensagem "nós jamais trapaceamos em eleição".

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host