UOL Notícias Tecnologia

27/04/2010 - 11h54 / Atualizada 28/04/2010 - 09h36

Cerca de 35% dos usuários do Facebook podem ser vítimas de phishing, diz pesquisa

Da Redação

Com um perfil falso e anônimo do Facebook, pesquisadores descobriram que cerca de 35% dos usuários clicam em links que podem redirecioná-los para uma página maliciosa ou site de phishing.

O estudo, feito pela empresa de segurança Check Point, utilizou uma amostra aleatória de 200 usuários da rede social. Os pesquisadores distribuíram um e-mail privado com a frase “venha ver minhas fotos mais recentes” e um link para um URL, rastreando o número de usuários que abriu a mensagem e clicou no link.

A experiência também mostrou que muitos usuários não pensam duas vezes ao abrir seus perfis, revelando informações pessoais para pessoas totalmente desconhecidas. Ao fazer isso, eles revelam informações como endereço particular ou de e-mail, data de nascimento, nome de solteiro, que podem ser usados por hackers.

“Os usuários das redes sociais acreditam que estejam navegando num espaço seguro, íntimo e privado, mas estão sendo enganados por muitas pessoas pouco confiáveis que se apresentam como “amigos” para roubar suas informações pessoais e dados financeiros confidenciais. As pessoas devem reconhecer que os sites sociais não oferecem mais segurança do que qualquer outro lugar na Internet”, alerta Guy Guzner, diretor de produtos de segurança da empresa.
 

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host