Golpe no Facebook usa como isca falso botão ''Dislike'' e dissemina spams nos perfis

Da Redação

Um novo golpe no Facebook, que utiliza como chamariz a instalação do botão “Dislike” (''Reprovar'' ou ''Não Curti'', em tradução livre), está se espalhando rapidamente desde o último final de semana, alertam especialistas da Sophos, empresa de segurança.

Ao instalar o falso aplicativo, uma mensagem é atualizada automaticamente nos perfis dos usuários da rede social, sugerindo aos seus contatos que também instalem o botão “Dislike”.

Esse golpe é chamado de scam e, apesar de ser aparentemente inofensivo, espalha mensagens não-autorizadas nos perfis e consegue arrecadar milhares de dólares. Os usuários, depois de instalarem o falso aplicativo, completam uma “pesquisa online” e são convidados a informar seu número de celular para receber o resultado. O serviço, sem que percebam, é pago.

Outros scams semelhantes, como para vídeos do cantor adolescente Justin Bieber, têm se espalhado no Facebook durante os finais de semana – quando a equipe de funcionários da rede social é reduzida.

Segundo a Sophos, a dica é não clicar em links duvidosos. Caso tenha dúvidas sobre mudanças feitas pelo Facebook e novas ferramentas lançadas, confira antes a página oficial da rede.

  • Sophos

    Falso aplicativo espalha spams em perfis e é isca para golpe que arrecada dinheiro via celulares

 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos