Facebook e Zynga enfrentam processos por invasão de privacidade nos EUA

Da Redação

  • Reprodução

    Zynga desenvolveu o Farmville, jogo que passou a marca de 60 milhões de usuários no mundo

    Zynga desenvolveu o Farmville, jogo que passou a marca de 60 milhões de usuários no mundo

A rede social Facebook e a Zynga, desenvolvedora de jogos como Farmville e Mafia Wars, enfrentam ações judiciais por violação de privacidade de usuários em dois Estados americanos, informa o “Wall Street Journal” nesta quarta (20). Os processos foram abertos após uma reportagem do jornal ter revelado que dados pessoais de usuários foram cedidos para anunciantes e empresas que rastreiam hábitos de navegação.

Sem autorização dos usuários, a Zynga fornecia a empresas terceiras números do Facebook que identificavam nomes, além de outros dados que poderiam ser utilizados para criar anúncios de acordo com suas preferências indicadas no perfil da rede social.

Na Califórnia, a ação foi movida por Nancy Walther Graf. Ela alega que a Zynga transmitiu suas informações pessoais a terceiros com o intuito de obter “lucro substancial”. Isso infringiria leis federais que protegem a comunicação eletrônica, bem como leis estaduais sobre crimes ligados a computadores.

Uma porta-voz da Zynga informou que a empresa vai se defender “vigorosamente” contra essa acusação. "Acreditamos que a reclamação não tem mérito", disse a desenvolvedora na nota.

Em Rhode Island, a ação é movida contra o Facebook, acusado de ser responsável pela brecha de segurança. Originalmente, o processo corria desde junho deste ano em razão de outra violação de privacidade e agora inclui esse último incidente na rede social. Ele também se baseia na mesma lei federal que a ação contra a Zynga na Califórnia.

Por meio de um porta-voz, o Facebook afirmou que se defenderá das acusações. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos