Bradesco e Orkut estão em lista de iscas mais usadas para roubo de dados

Da Redação

  • Reprodução

    Orkut, rede social mais acessada no Brasil, é utilizado por cibercriminosos para phishing

    Orkut, rede social mais acessada no Brasil, é utilizado por cibercriminosos para phishing

Mensagens de e-mail que utilizam o nome do banco Bradesco ou falsas requisições do Orkut estão na lista dos dez phishings (golpe virtual que visa o roubo de informações do usuário) mais utilizados em 2010. O levantamento foi feito e divulgado nesta quarta-feira (26) pelo OpenDNS.

O OpenDNS é um serviço de DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio) gratuito -- muitos usuários utilizam esse tipo de endereço para tornar a navegação na web mais rápida.

Em ordem, os três sites mais utilizados em phishing são: PayPal (45,9%), Facebook (5,3%), HSBC (4,1%). Bradesco e Orkut apresentaram ocorrência de 1,9% e 1,7%, respectivamente.

Nomes relacionados a jogos online como World of Warcraft, Sulake Corporation (desenvolvedora do Haboo), Steam e Tibia também são iscas correntes utilizadas por cibercriminosos na tentativa de roubo de dados do internauta.

Bloqueio de sites em empresas

De acordo com o levantamento, os sites mais bloqueados em empresas são: Facebook (23%), MySpace (13%), YouTube (11,9%), Ad.Doubleckick.net (5,7%), Twitter (4,2%), Hotmail (2,1%), Orkut (2,1%), Ad.Yieldmanager.com (1,8%), Meebo (1,6%) e eBay (1,6%). Confira a lista no fim do texto.

A lista, informa a OpenDNS, mostra a preocupação das companhias com sites considerados “pouco úteis” e com o uso da banda larga da empresa que esses sites utilizam.

“Ao bloquear sites, as empresas têm em conta metas específicas a serem seguidas. Geralmente, elas seguem uma política de RH, que busca aumentar a produtividade e impedir o ‘cyberslacking’, quando o funcionário utiliza a rede do trabalho para assuntos pessoais.”

Por tema, os assuntos mais bloqueados -- independente do ambiente – detectado pelo serviço foram pornografia, sexualidade, serviços de proxy (que ocultam a identidade do internauta), nudez, drogas e jogos de azar.

O levantamento completo está disponível (todo em inglês) no site da empresa.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos