Vírus usa 'transmissão ao vivo' do Big Brother Brasil como isca

Da Redação

Como em toda época de Big Brother Brasil, cibercriminosos voltam a utilizar a falsa oportunidade de ver o programa pela web como isca para contaminar computadores de usuários. O alerta foi feito pela Symantec, empresa de segurança, nesta terça-feira (1).

  • Reprodução/Symantec

    Print da página que promete ver o BBB pela web; após cadastro, usuário pode ter dados roubados

Segundo a empresa de segurança, essa não é a primeira vez que usuários mal intencionados utilizam esse tipo de tática. Na edição passada, ataques de phishing (caracterizados pelo roubo de informações da vítima) também foram frequentes.

O falso site contém a seguinte mensagem: “Em [nome de uma marca], Big Brother Brasil ao vivo. Atenção: faça o login ao lado e veja.” Quem colocar os dados, terá as informações roubadas.

Os ataques de phishing, geralmente, utilizam assuntos que estão em pauta na mídia para chamar a atenção do usuário despercebido. “No caso do Big Brother Brasil, embora a pornografia não tenha sido parte do site de phishing, a estratégia foi dar aos usuários a esperança de ver vídeos adultos exibindo os participantes do programa”, diz a Symantec.

Para evitar esse tipo de ataque, é recomendável que o internauta não clique em links suspeitos em mensagens de e-mail, evite fornecer informações pessoais ao responder e-mails ou em telas de pop-up.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos