UOL Notícias Tecnologia

21/04/2009 - 10h26

Proteja-se contra ataques de DNS e do vírus Conficker

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Muito internauta nunca tinha ouvido falar em Domain Name System, ou DNS para os íntimos, até o começo deste mês. Os ataques aos servidores DNS da Telefônica causaram lentidão e falhas na conexão de milhares de usuários do Speedy por todo o Estado de São Paulo por oito dias. Também um ataque ao DNS do Vírtua, da NET, redirecionou internautas que queria entrar no site do Bradesco a um site de phishing.

E não foi só no Brasil: nos EUA, ataques direcionados aos servidores de DNS do Register.com tiraram do ar por três horas todos os sites gerenciados pelo registrador de domínios, assim como aconteceu nos ataques à NeuStar, que derrubou até mesmo o site da Amazon, um dos maiores serviços de compras dos Estados Unidos.

Outra praga que vem assustando os internautas é o Conficker, um supervírus que infectou mais de 4,6 milhões de máquinas e prometeu um estrago para o dia 1º de abril. O caos não se materializou, mas os especialistas preveem uma nova atualização do vírus que pode causar estragos.

Para se prevenir desses ataques, o UOL Tecnologia preparou uma série de dicas para detectar contaminações e falhas de segurança além de explicar o que os ataques de DNS e o Conficker podem fazer e como eles funcionam.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    DNS E CONFICKER