UOL Notícias Tecnologia

21/04/2009 - 10h29

Como se proteger da falta de segurança do DNS

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Para evitar problemas relacionados à , apenas alguns detalhes são necessários. Para o internauta, dois DNS são importantes: o do fornecedor da internet (provedor, operadora) e os dos sites visitados. Muita coisa não depende de você, mas sim se o seu provedor ou operadora são confiáveis, assim como os sites que você visita. Veja aqui um checklist para ver se seu DNS é seguro:

Confira se o DNS dos sites que você visita é seguro
São muitos os sites que você visita por dia, portanto checar cada um deles pode ser uma operação demorada e nada prática. Mas não custa nada você testar aqueles sites que você visita frequentemente e que insere dados importantes, como seu webmail e a página do seu banco. No site do IANA, há um
teste para checar se o DNS dos sites que você visita é seguro ou não. Basta digitar a URL, apertar um botão que o resultado aparece em alguns segundos. Esse serviço é também bastante útil para quem é proprietário de sites e quer saber se a página é segura para seus visitantes.

Cheque o DNS do seu provedor
Se o DNS do seu provedor ou operadora for avançado, ele pode inclusive barrar malwares e sites maliciosos em geral. Mas nem sempre isso acontece. Com o seu computador ligado na sua internet contratada, abra este teste de DNS e veja os resultados. Se o resultado for "Poor", a segurança é fraca. Se for "Great", pode navegar mais tranquilamente. Vale também checar com sua operadora e provedor as soluções de segurança que o DNS da empresa oferece.

Vale também notar que, ao utilizar redes wi-fi, você está sujeito às configurações de segurança da rede em questão. Para os mais hipocondríacos digitais, é só rodar o teste antes de navegar nesses spots. Se a rede não for confiável, é bom ter cuidado redobrado com sites de banco e de compras online, por exemplo.

Use um DNS confiável
Se você sentir que o DNS do seu provedor ou operadora não estão suficientemente seguros, não precisa cancelar sua internet: você pode utilizar um DNS de terceiros. Uma solução pode ser o DNS público, como o OpenDNS, que oferece proteção contra phishing e outras páginas maliciosas e até mesmo controle de conteúdo, para quem tem filhos em casa.

Como configurar o DNS

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    DNS E CONFICKER