UOL Notícias Tecnologia

07/08/2009 - 07h01

Se eu precisar de uma lan house, como sei que ela é segura?

DANIEL ANDREAZZI | Do UOL Tecnologia
Há momentos que não tem jeito: estamos longe de casa, sem acesso móvel à internet e precisamos desesperadamente daquele arquivo que está em nosso e-mail. A solução, procurar uma lan house.

O presidente da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID), Mário Brandão, afirma que usar uma lan house é similar a comer na rua: "A aparência do lugar ajuda muito, demonstra que, se o dono da loja tem cuidado com a aparência do lugar, no mínimo deve ter cuidados com a segurança também".

Outro indicativo, segundo Brandão, é saber há quanto tempo a lan house funciona. "O usuário pode ser leigo, mas não é bobo. Se perde algum dado, não volta mais ao lugar", explica.

Uma dica de procedimento, caso o acesso ao e-mail ou conta em banco for inevitável é, assim que possível, mudar as senhas em um computador particular. "Essa boa prática ajuda a minimizar o risco", explica diretor técnico da Associação Brasileira de Segurança da Informação (Abrasinfo), Denny Roger.

Para tentar escapar de qualquer possibilidade de computadores com programas maliciosos, é possível usar scans online, presente nos sites dos principais fabricantes de softwares de segurança. "Esse é um procedimento que pode ajudar, mas em compensação é demorado. Um computador pode levar até 30 minutos para ser scaneado", ensina André Carraretto, gerente de engenharia de sistemas da Symantec Brasil.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    Segurança em computadores compartilhados