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07/08/2009 - 07h01

Dicas de segurança para computadores compartilhados

DANIEL ANDREAZZI | Do UOL Tecnologia
Quando for usar uma lan house (ou computadores de universidades, bibliotecas e empresas, entre outros tipos de computadore compartilhados), algumas precauções podem ajudar o usuário a não ter seus dados roubados, contas bancárias invadidas, etc. Veja algumas indicações do UOL Tecnologia:

Ao usar um mensageiro instantâneo, como Live Messenger e Google Talk, lembre-se de garantir que as opções "Lembrar meu login" e "Lembrar minha senha" estejam desmarcadas. Assim, o usuário que usar o computador em seguida, não terá acesso a suas informações;

Ao sair finalizar o acesso, é melhor sair do que simplesmente fechar o programa, que pode continuar funcionando minimizado. Neste mesmo momento, vale prestar atenção se os dados de login não ficaram guardados caso, por distração, o usuário esqueceu de pedir para o programa não lembrar o login. No Live Messenger, logo ao lado do checkbox "Lembrar-me", existe o link "Esquecer-me" (ao clicar neste link, o programa também esquece a senha, caso ela também tenha sido gravada automaticamente). No Google Talk não existe nenhum botão, link ou checkbox que faça isso, mas o programa salva apenas o último login utilizado, então a maior preocupação é não deixar a opção "Lembrar senha" marcada.

Uma segunda medida, mais específica para o Live Messenger é verificar se as conversas estão sendo gravadas no computador (o Google Talk pode gravar conversas também, mas diretamente na conta de e-mail, sem deixar no computador). Para isso, basta ir ao menu Ferramentas > Opções, no menu ao lado esquerdo escolher Mensagens e em Histórico de Mensagens desmarcar a opção Manter um histórico de minhas conversas automaticamente. Nas versões mais recentes do Live Messenger o menu fica escondido e é mostrado quando a tecla Alt é pressionada. O mesmo menu também é acessado pelo botão com desenho de janela, que fica abaixo do botão com desenho de envelope;

Também é necessário tomar cuidado com as contas de e-mail, primeiramente, desmarcando a opção "lembrar dados de acesso";

Depois de utilizar o e-mail, não basta confiar em fechar a janela do navegador. É melhor sair manualmente pelo link que costuma ficar no alto da página;

Funciona da mesma maneira no caso das redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook: não deixar a opção "lembrar dados de acesso" marcada e clicar no link na parte superior da página para sair;

Cuidado também para acessar contas bancárias. Algumas dicas servem para acessar banco também em casa;

Antes de inserir os dados de agência e conta, verificar se o endereço do site do banco está correto;

Tenha total certeza de que a chave de segurança enviada não foi digitada incorretamente. Se ao enviar a chave for exibido uma mensagem de erro, não coloque mais nenhuma chave e avise o banco imediatamente;

No banco, vale a mesma dica do e-mail: sair pelo link e não apenas fechar a janela;

Por último, mas não menos importante, é necessário apagar os histórico de navegação, formulários, busca, logins, cache e cookies.

No Internet Explorer, essa opção é acessada pelo menu Ferramentas > Apagar Histórico de Navegação (ou o atalho Ctrl+Shift+Del), na versão 8.0, a mais recente, possui as seguintes opções: Preservar dados de websites favoritos (desmarcar), Arquivos de Internet temporários (marcar), Cookies (marcar), Histórico (marcar), Dados de formulários (marcar), Senhas (marcar), Dados de Filtro InPrivate (indiferente).

No Firefox, o caminho é quase o mesmo: Ferramentas > Apagar Histórico Recente (ou o atalho Ctrl+Shift+Del). As opções são parecidas, com a diferença de poder escolher o tempo que se pretente apagar: uma, duas, quatro, 24 horas ou tudo. Clicando no botão Detalhes, é possível escolher que tipo de dados apagar: Histórico de Navegação e Download (marcar), Histórico de Formulários e Busca (marcar), Cookies (marcar), Cache (marcar), Logins Ativos (marcar), Preferências de Site (marcar).

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