UOL Notícias Tecnologia

26/09/2009 - 07h00

Envie arquivos grandes pela Web de graça

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Fotos da última festa, apresentações multimídia, vídeos e músicas. Já tentou enviar todos esses arquivos por e-mail e não conseguiu? Uma das saídas para resolver o problema é armazená-los em sites de compartilhamento de arquivos.

Tais endereços armazenam o conteúdo enviado por usuários em seus servidores e disponibilizam um link para que o download dos arquivos seja feito em qualquer outro PC — da mesma maneira que baixamos programas para o desktop, por exemplo.

O arquivo continua grande?

  • Alguns arquivos ultrapassam o tamanho máximo para upload permitido pelos sites de compartilhamento.

    Resolva o problema dividindo-sos em partes iguais com programas específicos ou de compactação, como o WinZip ou WinRAR. Para não errar nessa tarefa, confira o passo-a-passo completo

Alguns sites oferecem opções gratuitas de envio de documentos com tamanhos que podem chegar a até 2 GB. Na maioria deles, o processo é semelhante: basta escolher o arquivo a ser enviado e digitar o e-mail do destinatário que pode ser, inclusive, o seu.

Assim que o upload é feito (o que significa que o arquivo foi copiado para o servidor do site, por exemplo), a sinalização para download é enviada para o endereço eletrônico que você escolheu. Basta clicar sobre ele e salvar os documentos em seu desktop.

Conheça, a seguir, uma seleção de 6 serviços gratuitos testados pelo UOL Tecnologia e comece já a enviar as fotos das férias para seus melhores amigos:

DriveWay
Capacidade máxima: 500 MB ou 2GB para usuário cadastrado
Diferente dos outros serviços, o DriveWay não envia a URL do arquivo para download para e-mails (apenas dos cadastrados). É preciso copiá-la direto do site e mandá-la usando o seu próprio endereço eletrônico. Um cadastro simples expande a capacidade de upload para até 2 GB. Um ponto bastante interessante do site é que ele oferece um plugin que permite o envio de documentos direto do computador. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolher a opção "Create Driveway Link".

DropSend
Capacidade máxima: 1 GB
A versão gratuita do site permite o envio de arquivos de até 1GB. A restrição é que só é possível fazer o envio de 5 arquivos do tamanho por mês. Com interface bonita e fácil de usar, o site oferece, ainda, um disco virtual de 250 MB. Também é possível gerenciar os documentos enviados, recebidos e armazenados.

Mail Big File
Capacidade máxima: 200 MB
O serviço é bastante simples e sem muitos recursos —como enviar vários arquivos ao mesmo tempo. A vantagem é que não é preciso fazer qualquer cadastro para a versão gratuita, basta acessar, determinar arquivo e destinatário de e-mail. O link para download será enviado para o endereço escolhido.

Rapidshare
Capacidade máxima: 200 MB
A versão gratuita do conhecido site de compartilhamento de arquivos oferece opção de enviar até 10 documentos de uma só vez, desde que, juntos, não ultrapassem 200 MB. Com layout simples, bastam três cliques para a tarefa —escolha o botão 'Browser' determine o arquivo e clique em 'Upload'. Assim que o upload é feito, o programa retorna uma URL e a possibilidade de enviá-la para até três destinatários.

Se você quer apenas disponibilizar fotos e documentos online, sem a necessidade de fazer o download para outros computadores, a dica é armazená-los em sites como o Bolt, Flickr ou LifeLogger. Veja o que
cada um deles ofereceaqui.
TUDO ONLINE
TransferBigFiles
Capacidade máxima: 1 GB
Sem a necessidade de cadastro, o site permite o envio de arquivos de até 1GB, disponibilizados para download durante 5 dias. Para estender o prazo para 10 dias, é preciso instalar uma barra de navegação no browser (o que não é indicado).


YouSendIt
Capacidade máxima: 100 MB
A área gratuita do site oferece limite de 100 MB para upload de arquivos, mas antes é preciso fazer um cadastro. Assim que o arquivo é armazenado, um link para download é enviado para o email do destinatário que tem até 7 dias para acessar o site e baixar o arquivo. Diferente do Rapidshare, por exemplo, a versão gratuita do YouSendIt não oferece possibilidade de enviar vários arquivos ao mesmo tempo.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host