UOL Notícias Tecnologia

20/07/2011 - 18h55 / Atualizada 12/08/2011 - 16h21

Anonymous ataca Facebook do presidente da Colômbia

  • Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, durante cerimônia de posse no cargo em 2010

    Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, durante cerimônia de posse no cargo em 2010

BOGOTÁ, Colômbia, 20 Jul 2011 (AFP) -O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, lamentou nesta quarta-feira em sua conta do Twitter o ataque de hackers do Anonymous contra sua conta do Facebook, em meio às comemorações dos 201 anos da Independência da Colômbia.

"Lamento a interferência na conta do Facebook que está em meu nome e as mensagens publicadas ali", disse o presidente no Twitter.

Na página pessoal de Santos está uma mensagem: "somos Anonymous, somos uma legião, não esquecemos, não perdoamos, aqui estamos", como o link de um vídeo do Youtube intitulado "Falsa Independência".

O videoclip diz que em "20 de julho, a Colômbia não deveria comemorar, deveria exigir seus direitos e suas liberdade em todos os âmbitos", em referência à comemoração na Colômbia de seus 201 anos de independência da coroa espanhola.

Em seguida, a organização internacional de ciberativistas questiona que atualmente persiste no país sul-americano a violência, o desemprego, "os recursos naturais ainda são saqueados, a possibilidade de trabalhar e ganhar bem é mínima, os bancos controlam o monopólio do dinheiro", entre outras críticas.

O mesmo videoclip foi publicado na conta do Twitter do ex-presidente Álvaro Uribe, que qualificou de "grave" o dano à sua conta nessa rede social e pediu ajuda para recuperá-la. "Que grave dano criminal na nossa conta", escreveu. "Me ajudem a recuperar a conta que foi hackeada por criminosos", completou.

Além disso, o Anonymous invadiu as páginas da internet do Ministério da Defesa da Colômbia e do Conselho para o Bicentenário.

Em abril passado, a organização internacional de ciberativistas iniciou ataques contra a página do Ministério do Interior e da Justiça da Colômbia, em protesto contra um projeto de lei que pretende regular a internet e seus conteúdos, os direitos de autor e de propriedade intelectual.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host