UOL Notícias Tecnologia

14/08/2011 - 11h02 / Atualizada 14/08/2011 - 11h02

Com o muro erguido, Adenauer propôs a Kennedy vender Berlim Ocidental

BERLÍN, Alemanha, 14 Ago 2011 (AFP) -A República Federal Alemã (RFA) e os Estados Unidos consideraram vender Berlim Ocidental à Alemanha comunista, revelou neste domingo, cinquenta anos após a construção do muro de Berlim, um semanário alemão citando documentos governamentais revelados recentemente.

O chanceler da RFA de então, Konrad Adenauer, sugeriu após a construção do muro, em 13 de agosto de 1961, que Berlim Ocidental, ocupada por França, Grã-Bretanha e Estados Unidos e totalmente isolada dentro do bloco comunista, fosse trocada por partes da República Democrática Alemã (RDA), publicou o semanário Spiegel.

Citando documentos governamentais revelados recentemente, o Spiegel indica que Adenauer evocou a ideia com o então secretário de Estado americano, Dean Rusk, e com o presidente John F. Kennedy, sugerindo que os Estados Unidos propusessem esta troca à União Soviética, que detinha o controle da Alemanha Oriental.

A ideia era deixar a RDA e as forças soviéticas tomarem o controle do oeste de Berlim e, em troca, a RFA estenderia suas fronteiras ao leste em direção à Turingia e a partes da Saxônia e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

Estas áreas eram ocupadas pelas potências ocidentais ao final da Segunda Guerra Mundial e foram entregues ao Exército Vermelho, como foi estipulado nos acordos do pós-guerra.

O mesmo ocorreu com Berlim, que estava totalmente ocupada pelo Exército Vermelho em 1945 e foi dividida em quatro setores após a guerra.

A RFA não acreditou realmente que Moscou aceitasse o acordo, já que o recentemente criado Estado da Alemanha Oriental precisaria entregar partes de seu cordão industrial ao Ocidente.

Mas Adenauer pensou que poderia tirar proveito com esta troca ou, ao menos, resolver problemas com as autoridades soviéticas e da Alemanha Oriental se Moscou estivesse tentada com a ideia.

Para as potências ocidentais, a troca teria sido proveitosa, já que teria posto fim às tensões com o bloco soviético pelo controle de Berlim Ocidental, um dos pontos quentes da Guerra Fria.

Segundo estes documentos, Kennedy rejeitou a ideia.

Em junho de 1963, o presidente americano visitou Berlim e declarou seu apoio aos berlinenses do oeste com a famosa frase: "Ich bin ein Berliner" (Eu sou um berlinense).

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host