UOL Notícias Tecnologia

25/01/2012 - 15h06

Sites do governo polonês são atacados em protesto por acordo antipirataria

Varsóvia, 25 jan (EFE).- Hackers voltaram a atacar nesta quarta-feira várias páginas do governo polonês, enquanto centenas de internautas protestaram em várias cidades do país contra o fechamento do "Megaupload" e a assinatura de um acordo antipirataria.

Assim como nos últimos quatro dias, os hackers atacaram os sites do primeiro-ministro e dos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, evidenciando as dificuldades que o Executivo encontra para frear este tipo de ataque.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, garantiu nesta quarta que não cederá à "chantagem brutal" dos hackers e que a Polônia aderirá ao Acordo Comercial Antipirataria (ACTA, na sigla em inglês), destinado a proteger a propriedade intelectual na web.

"Seria extravagante se a Polônia não assinasse o acordo e se convertesse no único país da Europa que não respeita os direitos de propriedade intelectual", afirmou.

Após sua assinatura, o acordo deverá ser ratificado pelo Parlamento e pelo presidente polonês, motivo pelo qual "haverá tempo para fazer as consultas necessárias", detalhou o chefe do Executivo.

Enquanto isso, os protestos continuavam nesta quarta em diferentes cidades polonesas, onde centenas de internautas manifestavam sua rejeição à ATA com o apoio e a presença de diferentes representantes sociais e dirigentes políticos da oposição.

Veja mais

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host